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Manchete / Política

Embratur confirma mudança nos estandes e campanhas na Europa, EUA e América do Sul em 2025

IMG 3472 Embratur confirma mudança nos estandes e campanhas na Europa, EUA e América do Sul em 2025

Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur (Natália Strucchi/M&E)

LONDRES – A Embratur anunciou mudanças estratégicas para 2025, com novas abordagens nos estandes de feiras internacionais e campanhas de marketing direcionadas a mercados prioritários como Europa, Estados Unidos e América do Sul. De acordo com Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, as atualizações buscam alinhar a imagem do Brasil a um perfil de turismo mais qualificado e sustentável, além de fortalecer a presença em eventos de alto impacto. Essas mudanças incluem um design mais arrojado para os estandes brasileiros e campanhas de marketing cooperado com empresas locais, criando uma conexão mais próxima com o turista internacional e promovendo experiências autênticas e responsáveis no Brasil.

M&E – Como foram os dois primeiros dias de WTM?
Bruno Reis – Foram excelentes! A presença de mais de 50 coexpositores, além das nossas reuniões com operadores de turismo, reflete o interesse crescente pelo Brasil. Esse movimento confirma que estamos no caminho certo, e o edital de seleção para os expositores e a capacitação que oferecemos foram fundamentais para preparar nossas equipes com as tendências do mercado e alinhar nossa estratégia.

M&E – Qual é hoje o foco da Embratur nos eventos internacionais?
Bruno Reis – Nosso principal objetivo é ampliar a comercialização dos destinos brasileiros. E isso começa bem antes da feira: já trabalhamos intensamente com os expositores cerca de seis meses antes, para maximizar os resultados de negócios na feira. Incentivamos a descentralização e apoiamos as pequenas e médias empresas, que vêm se preparando cada vez mais para atuar no mercado internacional.

A ideia é não só divulgar o Brasil, mas selecionar os parceiros certos e fazer com que cada mercado receba campanhas ajustadas às suas particularidades

M&E – Haverá mudanças no estande da Embratur para o próximo ano?
Bruno Reis – Sim, estamos analisando mudanças na estrutura e design do estande para 2025. Queremos que ele reflita melhor o Brasil, alinhado com nosso Plano de Marketing e com uma abordagem mais moderna e acolhedora. O design é importante, mas, mais que isso, focamos na qualidade das reuniões e parcerias que concretizamos para gerar negócios.

Queremos que mais estados brasileiros busquem cooperação com a Embratur para campanhas internacionais. Um bom exemplo é Mato Grosso do Sul, que contratou a Embratur para uma ação junto ao El Corte Inglés, visando aumentar o fluxo de turistas para o estado

M&E – E como está o planejamento de promoção do Brasil para 2025?
Bruno Reis – Para 2025, manteremos três grandes campanhas nos mercados prioritários: Europa, Estados Unidos e América do Sul. Vamos intensificar as campanhas cooperadas com empresas de turismo nesses mercados, trabalhando lado a lado com grandes operadoras para promover o Brasil e melhorar o relacionamento comercial. A ideia é não só divulgar o Brasil, mas selecionar os parceiros certos e fazer com que cada mercado receba campanhas ajustadas às suas particularidades.

M&E – A Embratur está promovendo parcerias com os estados?
Bruno Reis – Sim, queremos que mais estados brasileiros busquem cooperação com a Embratur para campanhas internacionais. Um bom exemplo é Mato Grosso do Sul, que contratou a Embratur para uma ação junto ao El Corte Inglés, visando aumentar o fluxo de turistas para o estado. Essa iniciativa permite um acompanhamento preciso dos resultados e poderá ser replicada por outras regiões.

M&E – Qual a visibilidade que a COP30, que será realizada em Belém, trará para o Brasil?
Bruno Reis – A COP30 é uma oportunidade única para o Brasil promover o turismo regenerativo e responsável, destacando a Amazônia. Estamos investindo em iniciativas de turismo sustentável e regenerativo, como o projeto Onçafari, que visa proteger as onças pintadas do Pantanal por meio do ecoturismo. Vamos aproveitar esse evento para mostrar ao mundo como o Brasil pode liderar no turismo sustentável, preservando nossas riquezas naturais e culturais.

Nosso trabalho agora é descentralizar e diversificar, promovendo novas regiões e nichos de mercado, com experiências mais ricas e responsáveis para o turista

M&E – Quais os próximos eventos internacionais no calendário da Embratur?
Bruno Reis – Ainda temos a IBTM, em Barcelona, e a ILTM, em Cannes, no início de dezembro. São eventos essenciais, pois queremos posicionar o Brasil como destino de turismo de luxo e incentivos. Essas feiras nos ajudam a apresentar o Brasil a novos públicos e segmentos, como o turista de alto poder aquisitivo, que busca experiências autênticas e exclusivas.

M&E – Como a Embratur vê a questão da qualificação do turista, além dos números?
Bruno Reis –
Para nós, é fundamental atrair turistas de alto valor, que estejam dispostos a investir em experiências autênticas e que valorizem a preservação ambiental e cultural do Brasil. Nosso trabalho agora é descentralizar e diversificar, promovendo novas regiões e nichos de mercado, com experiências mais ricas e responsáveis para o turista. Queremos, de fato, atrair o perfil de viajante que não só gasta mais, mas que valoriza e contribui para a proteção das nossas riquezas naturais e culturais.

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