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Agências e Operadoras

​Globalis investe em novo escritório na Europa

A Globalis, agência de turismo especializada em oferecer consultoria completa TMC (Travel Management Company) aos clientes corporativos, prestes a completar 13 anos de atividade, cinco deles com sede em São Paulo,  dá start à sua internacionalização, com a abertura de seu escritório em Portugal.  De acordo com o sócio-diretor da Globalis, Reginaldo Albuquerque, foram vários fatores que levaram a empresa a decidir pela capital Lisboa.

“Identificamos que há uma vasta carteira de clientes corporativos com escassez de atendimento qualificado, inovador e completo no mercado europeu. Também entendemos que o local é estratégico para nossos planos futuros de expansão, que inclui a abertura de duas subsidiárias no continente africano, uma em Angola e outra em Moçambique, o que nos levará a ter um triângulo virtuoso das operações (Brasil-Portugal-África). Definida a estratégia, nos dedicamos a encontrar a profissional com a expertise certa e amplo conhecimento destes mercados”, detalha Albuquerque.

Atuando há mais de 20 anos na área e com know-how acumulado de sua experiência enquanto diretora geral da Carlson Wagonlit Travel, Fátima Silva assume o cargo de sócia e diretora geral da Globalis Portugal, sendo responsável por toda a gestão da operação deste novo e estratégico escritório. Segundo Fátima, o mercado português está pulverizado entre cerca de 600 a 700 agências, sendo que cinco delas representam 40% da fatia desse mercado. “Pela dimensão do território de Portugal e pelos modelos operacionais que oferecemos, podemos e temos a capacidade de operar de maneira competitiva. Inicialmente iremos focar 70% de nossos serviços para viagens corporativas e o restante em gestão de eventos e campanhas de incentivo”, detalha a executiva.

As viagens corporativas, atualmente, respondem por 50% do faturamento da Globalis, que fechou 2014 em R$70 milhões. “Com a expansão, queremos atingir um crescimento de até 20% esse ano, chegando em torno de R$85 milhões”, estima Albuquerque explicando que a Globalis Portugal está em operação no modelo soft opening desde o começo de fevereiro, em Lisboa, contando com quatro funcionários. Antes do verão europeu, entretanto, a empresa pretende realizar a abertura formal e oficial para os potenciais clientes e mercados. “Estamos investindo cerca de US$ 2,5 milhões nessa etapa do processo de internacionalização, valor que será diluído na operação para os próximos três anos, e a expectativa é que o retorno seja recuperado a partir do segundo ano de operação”, estima Albuquerque.

A filial portuguesa irá oferecer os mesmos serviços que a sede da Globalis no Brasil: viagens corporativas, viagens de incentivo, gestão de eventos e viagens de lazer. Entretanto, o grande desafio será adaptar a tecnologia da Globalis e integrá-la na lógica dos mercados europeus e africanos. “Estamos otimistas já que temos em nossa veia todo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras. Estaremos atentos às especificações e demandas de cada região e trabalharemos nas atualizações e retornos imediatos. Tudo para atender cada mercado de maneira personalizada e cada cliente de maneira customizada, como já fazemos no Brasil”, ressalta o executivo.

Quanto aos próximos projetos, Fátima explica que consta no planejamento a abertura das filiais em Angola e Moçambique, abrindo as frentes no mercado africano. “A escolha destes países é natural devido ao alto índice de exportação que as empresas portuguesas fazem por lá. Entendemos que estar presentes nestes mercados nos possibilitará ofertar uma gama completa de serviços para abastecer esta demanda local”, informa Fátima.

Paralelamente a essa ação, a Globalis está em processo de fusão com a Chanteclair, sua parceira em Nova Iorque, que desde 1996 atua com o mercado B2C, B2B e B2B2C. Além do mercado americano, a Chanteclair, que possui 15 funcionários na cidade e cinco no Brasil, especializou-se e tornou-se referência no atendimento corporativo de bancos, escritórios de advocacia e profissionais liberais que têm negócios no Brasil. A Globalis irá abarcar um valor de investimento em Nova Iorque de US$1,8 milhão, onde ficará responsável pelas viagens corporativas. O objetivo dessa parceria é criar uma sinergia entre o mercado brasileiro, americano e europeu possibilitando assim a expansão dos negócios.

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