Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Abav e Sebrae apresentam ações do Proagência

.

.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) e o Sebrae apresentaram na manhã de hoje; em uma vídeo conferência a partir do Rio de Janeiro; as ações previstas para o Proagência; programa de desenvolvimento setorial em agenciamento e operações turísticas que entra em sua fase final. Segundo o cronograma das entidades; as novas ações entram em vigor a partir de agosto e se encerram em maio; mês que põe fim ao contrato da Abav e Sebrae para o desenvolvimento do Proagência.

Entre as novas ações está o training show; que nesta segunda etapa percorrerá 35 destinos em todo país; com expectativa de capacitar duas mil pessoas. O tema das palestras é “Competitividade; um caminho para o sucesso”; ministrado pelo consultor e ator André Tadeu que falará sobre o tema de forma descontraída.

“O agente tem que se preparar para o futuro. O turismo está crescendo na economia e não podemos mais atuar como amadores. Teremos dois grandes eventos no futuro e o agente precisa estar preparado”; afirma Carlos Alberto Amorim Ferreira; presidente da Abav Nacional. “O turismo é hoje um bem de consumo e o responsável por isso é o agente de viagem e a nossa missão é capacitá-lo ainda mais para que ele se torne um profissional completo”; complementa Dival Schimidt; gerente de Turismo do Sebrae.

Cursos de educação à distância
Estão abertas as inscrições a partir de hoje para quatro cursos de Educação à Distância (EaD) do Proagência: “Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas”; Gestão de Produtos e Serviços Turísticos”; “De agente a consultor de viagens” e “Gestão de Roteiros no Turismo Receptivo”.

Os cursos começam no dia 25 de agosto e têm duração de até cinco semanas. Antônio Azevedo; diretor do Iccabav; lembra que as inscrições são gratuitas; sendo 50% das vagas reservadas aos associados da Abav.

Matriz de Competitividade
Realizado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV); o projeto tem como meta criar uma pesquisa para traçar radiografia de segmento turístico nacional. A pesquisa visa analisar os fatores críticos de competitividade ao levantar informações diversas; tais como: receita anual das agências; lucratividade; tempo de atuação; grau de terceirização dos serviços; entre outros.

O lançamento oficial deste programa aos associados da entidade acontecerá na Feira das Américas. A confecção da pesquisa acontecerá a partir de janeiro de 2011 e em maio; fim do contrato do Proagência; será conhecido seu resultado.

Centrais de Negócios
O consultor do Proagência; José Trabulo Jr.; apresentou dados das Centrais de Negócios com base em visitas aos estados brasileiros participando de palestras e reuniões sobre o tema. Em sua apresentação ele falou de um panorama nada animador:

“Haverá uma queda nas comissões por parte das companhias aéreas. Isso é uma realidade e acontecerá nos próximos meses”.

Em sua abordagem ele falou da valorização da Classe C e D e da união das agências de viagens; citando como exemplo a Rede Tour; do Rio Grande do Sul; e a Airmet; grupo português que chegou ao Brasil há dois anos.

“O futuro das pequenas agências se baseia em quatro pilares: União; estratégia; qualidade e performance. A união é a única forma de sair desse panorama e ela pode ser feita de duas formas: oportunidade ou necessidade”; conclui.

Carlos Alberto Amorim

Receba nossas newsletters