Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Fotos

Abav-SP promove o último Fórum Executivo do ano e apresenta balanço de 2010 (veja fotos)

.

.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) promoveu na manhã desta segunda-feira (29/11) a nona edição do Fórum Executivo Abav; com o tema “Balanço de 2010 e propostas para 2011”. O encontro também teve como objetivo falar de tecnologia e discutir qual o melhor modelo de agência de viagens para os próximos anos. Estiveram presentes no evento Luis Vabo; da Reserve; Aoron Beyer; da Benner; Rafael Figueiredo; da Web Travel Solutions (WTS); Claudio dos Anjos; da Gol e Marcos Pontes; da Argo IT. Esta foi a primeira edição do Fórum com a participação da imprensa.

Segundo o presidente da Abav-SP; Edmar Bull; o objetivo dos encontros mensais é a discussão das melhores práticas e condutas do mercado para as agências de viagens. “As pautas das edições estão sempre relacionadas ao crescimento e desenvolvimento das agências”; disse. No ínicio das apresentações foi feito um balanço dos oito primeiros encontros. Entre os destaques estavam os resultados dos setores aéreo; de cruzeiros; hotelaria e locadoras; e as expectativas das agências para o crescimento que se espera desses segmentos para o próximo ano.

De acordo com Luis Vabo; da Reserve; a mudança no mercado é constante e para acompanhá-las; as agências precisam se preparar e se adaptar a esta nova realidade. “O mercado tem sempre novidades e temos que nos adaptar. Temos que ter uma nova postura em busca de oportunidades para atendermos os clientes”; disse. Em sua apresentação; ele citou como exemplo a remuneração dos agentes; que antes era feita pelo fornecedor e atualmente; pelo cliente. “Temos que usar a convergência das tecnologias para agregar valor e mantermos nossa importância como agência de viagens no negócio”; enfatizou. 

Para tentar responder aos questionamentos sobre qual seria o modelo de agência ideal para o futuro com o uso da tecnologia; Aoron Beyer; da Benner; apresentou algumas ferramentas disponíveis no mercado. “Houve uma mudança muito grande na remuneração dos agentes; por exemplo; e a partir de agora; é preciso saber exatamente o custo de cada operação para poder cobrar dos clientes o serviço”; explicou. Segundo Beyer; o objetivo da tecnologia é promover uma gestão eficaz dos custos e operações das agências. Entre elas; Beyer citou a Business Inteligence (BI) que monitora as informações e oferece suporte a gestão do negócio.

Para finalizar o encontro Edmar Bull afirmou: “Investimentos em tecnologia são necessários para aumentar a produtividade. Não é um processo fácil; nem barato; mas a implantação tecnológica é de grande valia e é o que precisamos para as agências continuarem atuando”; apontou. Para Vabo; é importante também uma mudança de cultura nas agências; onde estar online e integrado é primordial. “A mudança é lenta; por isso; precisamos também de muita capacitação e treinamento”; finalizou.

Receba nossas newsletters