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Agências e Operadoras

Agências de Viagens Online crescem na preferência dos brasileiros

A Mapie associada à PhoCusWright e o blog de tendências Disque9 realizaram uma pesquisa inédita no Brasil sobre o futuro das vendas na hotelaria nacional – etapa hóspedes. O estudo levantou características, desejos e necessidades dos hóspedes brasileiros na hora de reservar um hotel, seja em viagens de trabalho ou a lazer.

“A pesquisa aponta as principais formas que os clientes têm usado para interagir com os hotéis e reforça a importância dos empreendimentos terem clareza em seus canais de comunicação, seja pelo site, Facebook ou outra rede social que esteja inserido. O consumidor não quer ser pego de surpresa e nem tem tempo sobrando para gastar horas e horas em busca das opções de hospedagem”, declara a sócia-diretora da Mapie, Carolina Sass de Haro.

Com abrangência nacional, o estudo mostrou que mais da metade dos entrevistados (50,42%) visita de dois a três sites antes de escolher um hotel em determinada localidade, enquanto 24% dizem acessar de quatro a cinco. Segundo a opinião da imensa maioria dos entrevistados (80,49%), o principal motivo dessa comparação é a possibilidade de checar o custo X benefício do empreendimento. Na sequência aparecem os comentários de outros clientes que já estiveram naquele hotel (58,54%), os famosos reviews.

A pesquisa também mostra que os entrevistados têm opiniões divididas quanto a hotelaria brasileira: 50% afirmam que a oferta é adequada para as necessidades na maior parte das cidades do Brasil; os outros 50% dizem que os hotéis brasileiros poderiam ser mais leves, mais modernos, com mais personalidade e serviços e processos menos burocráticos. Dessa forma, a grande maioria (78,7%) aponta que a hotelaria brasileira é cara para o que oferece.

Nas viagens a lazer as OTAs tiveram expressivo aumento no comparativo, deixando a marca de 26,29% para os atuais 64%, atingindo um crescimento de 143% e reforçando seu espaço no mercado brasileiro. Para este tipo de viagem as páginas dos hotéis aparecem na segunda posição como canal de reservas com 47% no levantamento atual e 26,29% em 2013. Nas viagens corporativas as principais ferramentas de reservas são o site do hotel e o departamento de viagens da empresa, ambas com 23%, mas seguido de perto pelos sites de viagens que aparecem com 21% da amostra.  

Para Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie, “A pesquisa mostra os fatores que podem diferenciar um hotel em relação aos seus concorrentes. É importante ficar atento aos apontamentos dos clientes e preparar seu empreendimento para proporcionar uma experiência única, facilitando e simplificando processos”.

Thalita Cardoso

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