Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Agências preveem aumento na demanda de serviços nos próximos meses, diz pesquisa

Atividade foi impulsionada pelos segmentos de locação e hotelaria

Pesquisa do Ministério do Turismo apresenta otimismo das agências de viagens para o próximo semestre.

A Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro, pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, que contou com a participação de 1.917 agências de viagens de todo o Brasil, apontou que, 52,4% dos entrevistados preveem um aumento na demanda dos serviços que as empresas oferecem. Além disso, 51,5% das agências de viagens estão otimistas em relação ao faturamento da empresa no próximo semestre.

A Sondagem também mostrou que 50,6% dos empresários pretendem mantêr o número de empregados, ou seja, metade dos empreendedores ouvidos pelo levantamento não tem previsão de diminuir seu quadro de funcionários até março de 2020. Ainda a respeito do número de funcionários, 51,9% dos empresários entrevistados confirmaram que essa estabilidade prevista para o próximo semestre já vinha acontecendo ao longo de todo o ano de 2019.

Perfil dos Viajantes

A pesquisa do Ministério do Turismo também montou um perfil dos viajantes que optam por viajar através de agências de viagens, sendo a grande maioria, com 43,3%, casais com filhos. Em seguida, vem aqueles que normalmente viajam com familiares, totalizando 23,2%, depois vem os casais e as pessoas que viajam sozinhas, com 21,6% e 11,8%, respectivamente.

Em relação à escolha dos destinos, 45,9% escolhem os lugares com sol e praia. As viagens culturais, com visitações a museus e patrimônios históricos ficam em segundo lugar, contabilizando 15,5%. Em terceiro e quarto lugares estão destinos com foco na natureza e ecoturismo, com 10,6% da preferência, e viagens de negócios, com 10,4%.

Receba nossas newsletters