Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Alagev apresenta novo formato de reunião global e traz novidades

Reunião Global contou com 295 participantes, sendo 105 presenciais e 190 on-line (Divulgação:Alagev)

Reunião Global contou com 295 participantes, sendo 105 presenciais e 190 on-line (Divulgação/Alagev)

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou, nesta semana, no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 1ª Reunião Global das Comunidades de 2024, com a participação de 295 profissionais de diversas localidades do país, sendo 105 presenciais e 190 on-line. O encontro ocorreu sob o tema “Governança corporativa dentro dos conceitos de Environmental, Social, and Governance (ESG)”.

“Para começar com o pé direito, nosso primeiro programa foi recheado de conteúdo valioso. Tivemos entrevistas inspiradoras com líderes do setor, segmentos práticos ‘mão na massa’, premiações e novidades. Começamos essa edição com o Global Show: Let’s Talk about ESG. Mais do que nunca, foi hora de agir, inspirar e transformar”, comentou Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev.

A programação contou com palestra de Ana Paula Arbache, cofundadora do HUB ESG da Alagev, fundadora do Hub Mulher e da Arbache Innovations, que abordou o tema Governança, que norteará toda a temporada das reuniões globais deste ano.

Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev; Fernando Vasconcellos, co-CEO do Grupo Kontik; e Hugo Souza, gerente geral da B2B Reservas; e Ana Paula Arbache, cofundadora do HUB ESG da Alagev (Divulgação)

Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev; Fernando Vasconcellos, co-CEO do Grupo Kontik; e Hugo Souza, gerente geral da B2B Reservas; e Ana Paula Arbache, cofundadora do HUB ESG da Alagev (Divulgação)

Já Fernando Vasconcellos, co-CEO do Grupo Kontik e Hugo Souza, gerente geral da B2B Reservas estiveram à frente do quadro “Chega mais anfitrião”, trazendo a certificação ISO 27.001, sistema de normas para a privacidade de dados e como disponibilizar as informações captadas nas empresas. Outro tema mencionado foi a certificação ISO 1018:2020, que fornece diretrizes para envolver as pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma empresa, além de aprimorar seu envolvimento e competência dentro dela.

De acordo com Fernando, apenas 5% das organizações realmente entram a fundo na certificação. Ou seja, o número continua baixo. “As empresas deveriam se aprofundar como seus fornecedores estão guardando seus dados. E entender se aquilo que está acontecendo / prometido nas planilhas de excel é feito de forma segura”.

Com isso, Hugo demonstrou que as aplicações de segurança são necessárias. “A tecnologia é fundamental na proteção. A inovação traz boas práticas de ESG, por isso, é imprescindível entender como ela é aplicada dentro da empresa. Vejo que a tecnologia é meio e não fim. Ela por si só não aplica todas as condições, pois depende das políticas e ações de cada marca”, salientou.

Ana Paula, que ficou no palco e participou do bate-papo, contribuiu para a discussão. “É relevante saber como isso é tratado no desdobramento de Recursos Humanos (RH), ou seja, como se trabalha com dados. Conseguimos melhores resultados quando aplicamos de forma inteligente e colocamos a tecnologia como aliada. Quando você conhece seu negócio, sabe a importância e impactos da certificação da ISO. Ela veio para otimizar as operações. A empresa não vive sem lucro, mas que seja um lucro com propósito”, concluiu.

O encontro também contou com os quadros “Palavra com especialista” e “Quem sabe faz ao vivo”, abordando aspectos levantes de ESG. A Alagev também apresentou os números do Lacte – 19ª edição, que teve mais de 1,6 mil participantes, 40% clientes, 88 patrocinadores, 600 byers, além de 953 mil interações e 23 mil trocas de contatos no aplicativo.

E trouxe a novidade de que os participantes do Lacte terão acesso aos conteúdos das minilabs e apresentações do palco principal. Cada associado receberá um link exclusivo e gratuito para esses vídeos na plataforma do Alagev Educa.

Embaixadores Alagev

O encontro também foi palco do lançamento do programa “Embaixadores Alagev”. O projeto tem como objetivo fazer com que os associados selecionados compartilhem para o mercado as suas experiências e benefícios de fazer parte da Alagev, um hub multissetorial que desde 2003 facilita conexões e promove as boas práticas entre gestores e fornecedores do mercado.

“É um orgulho participar das atividades e poder divulgar para o setor. Eu faço isso no dia a dia. Às vezes a questão não é somente da empresa que trabalho, mas também de algum amigo que realizou algum projeto relevante”, comenta Patricia Souza, diretora comercial do ClubMed e conselheira da Alagev.

Ao todo serão 10 embaixadores, no máximo dois de cada comunidade. Eles compartilharão nas suas redes sociais os conteúdos da associação e apresentarão a Alagev para o mercado com o foco de alcançar novos associados – inclusive clientes podem convidar seus fornecedores. Os nomes em breve serão anunciados.

Alagev confirma presença nos principais eventos

Aproveitando a integração com os participantes, a entidade anunciou marcará presença em dois grandes eventos que acontecem em abril: o primeiro é a WTM, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 15 a 17 de abril, e o segundo é a GBTA Convention 2024, em Atlanta, nos Estados Unidos, entre 22 e 24 de abril.

Premiação Alagev Educa

Durante o encontro, a entidade ressaltou os representantes dos minilabs mais bem avaliados pelo público do Lacte – 19ª edição. Das 12 palestras, cinco foram destaques e seus conteúdos se tornarão cursos oficiais do Alagev Educa.

O primeiro lugar, desenvolvido por Alexandre Cordeiro (ViagensPromo), Ana Paula Porto (Accor), Andrea Placido (Maringá), João Fornari (Copastur), Rogério Miranda (Inteegra) e Wagner Amarelo (Flytour), além de ter a oportunidade de ser uma capacitação da plataforma, também recebeu um troféu especial.

Confira a lista completa de ganhadores:

1º – Como os recursos de IA e Machine Learning estão impulsionando a inovação em viagens de negócios?
2º Comakership – Como fortalecer a relação entre cliente e fornecedor?
3º Negociação com hotéis: Desafios do novo cenário de Tarifa fixa x Tarifa flutuante
4º Duty of Care
5º Marcas em movimento: Eventos como ferramenta de Marketing

PRÓXIMAS EDIÇÕES – As próximas edições já têm datas marcadas. As reuniões globais de 2024 acontecerão nos dias 20 de maio, 16 de setembro e 18 de novembro.

Receba nossas newsletters