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Amadeus: marketing digital ajuda o agente a entender nova relação com o cliente

Paula Braga, executiva de contas da Amadeus

Paula Braga, executiva de Contas da Amadeus (Eric Ribeiro/M&E)

CAMPINAS – Iniciando as atrações da primeira edição do Agente com A Gente, novo ciclo de eventos do Grupo Ancoradouro, a Amadeus abordou os desafios das agências de viagens em meio a transformação digital, que modificou os padrões de consumo do cliente final. A palestra ministrada pela executiva de contas Paula Braga falou sobre a importância do marketing digital como forma de entender a relação com o cliente.

“O agentes estão começando a ver as mídias digitais como algo que precisa ser trabalhado e utilizado para o seu negócio, pois hoje somente o modelo tradicional não é tão efetivo e nem tem o mesmo alcance de comunicação. O problema é que as agências ainda não tem nada estruturado em termos de comunicação digital, geralmente porque não há um planejamento”, ressalta Paula.

“Não é só vender, as mídias digitais tem que inspirar e conectar você com o cliente”

Para a executiva, um erro comum é pensar na mídia digital somente como forma de chegar a uma venda direta e não como uma forma de solidificar para a cliente a relação entre a agência e viagem. “Não é só vender, as mídias digitais tem que inspirar e conectar o agente com o cliente. O cliente tem que lembrar da marca de vocês. A marca tem que estar associada à inspiração do cliente. Não é vender no mesmo momento, mas plantar uma semente no cliente, para que quando ele queira fazer o destino ele procure vocês”, explica ela.

Paula também destacou a importância de ser dinâmico, seja para mudar estratégias quando não gerarem resultados, seja para responder aos clientes quando os resultados são positivos. “A mídia digital é mais dinâmica e prática. Quando postar algo e ver que não atingiu seus objetivos, adapte a sua estratégia. Significa agilidade para o seu público e para você. O digital traz um retorno que é possível sentir. Se não responde rápido o cliente não vai mais procurar por você”, salienta.

“A marca tem que estar associada à inspiração do cliente”

A palestrante ainda ressaltou a importância de estar presente no processo chamado “jornada do consumidor”, que vai do primeiro interesse até a efetivação da compra. O processo, de acordo com Paula, é dividida em quatro etapas. A primeira é a atração do consumidor, considerada a mais importante para associar a marca.

“A publicidade tem que ter uma isca convincente. É necessário escolher entre divulgar o preço atrativo ou optar ou algo inspirador. A estratégia tem que ser de acordo com o público”, orienta.

Nas fases seguintes estão a manifestação de interesse, o contato, seja direto ou por clique na publicação, e por fim o atendimento pessoal, para chegar ao principal objetivo: a venda.

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