CAMPINAS – O balanço de 2024 da Ancoradouro, uma das principais consolidadoras de turismo do Brasil, reflete um ano de estabilidade, marcado por desafios e superações. Segundo Juarez Cintra Neto, sócio-diretor do grupo, o ano teve um desempenho positivo, mesmo sem apresentar crescimento expressivo em relação a 2023, considerado o melhor ano da história da companhia.
“Encerramos novembro com crescimento, o que é motivo de celebração. Repetir os números de 2023, após três anos muito fortes no pós-pandemia, já é um excelente resultado. É motivo para celebrar”, avaliou Cintra Neto. Em 2023, a Ancoradouro registrou R$ 1,5 bilhão em vendas, e deve manter o volume deste ano no mesmo patamar do ano anterior.
O terceiro trimestre do ano trouxe uma leve queda no desempenho, especialmente entre julho e setembro, o que gerou preocupação – e afetou a projeção inicial do grupo, que era de crescer na faixa de 10 a 15% no montante do ano. Contudo, os meses de outubro e novembro apresentaram forte recuperação, garantindo que a empresa terminasse o ano empatada com 2023.
Entre os fatores que impactaram o mercado em 2024, Cintra Neto destacou a volatilidade cambial. “A oscilação entre R$ 5,30 e R$ 5,60 já é algo com que o mercado aprendeu a lidar, não é algo bom, mas nós conseguíamos driblar. Agora, um dólar acima de R$ 6 nos preocupa. Esse é um ponto de atenção para 2025”, alertou.
Destaques do ano
Entre os destaques internos, o crescimento do canal online e a campanha de marketing com ‘toys’ exclusivos e personalizados foram pontos positivos em 2024, além da reestruturação da Mondiale, que trouxe mudanças na gestão e no portfólio de produtos. Para 2025, a empresa pretende reforçar essas iniciativas e claro, continuar investindo em tecnologia e atendimento.
“Não podemos parar. Continuamos investindo constantemente, tanto em tecnologia quanto no fortalecimento da nossa equipe”, destacou Cintra Neto. Contudo, a empresa ainda não está ‘imersa’ no universo da IA. Segundo o diretor, a Ancoradouro pretende avançar no uso de inteligência artificial, mas Cintra Neto enxerga o tema com cautela. “A IA está na pauta, mas é um tema delicado. Temos conversado com algumas empresas do ramo. Não podemos ignorá-la, mas é preciso adotar com responsabilidade”, explicou.
2025 será mais um ano desafiador para o grupo – e metas não foram 100% definidas
Para o próximo ano, o foco da Ancoradouro será o crescimento sustentável, mas o cenário ainda é incerto, dólar preocupa e metas não foram definidas. “Nosso desafio é continuar crescendo de forma saudável. Não batemos ainda em cima de qual meta vamos trabalhar, mas devemos manter as metas entre 10% e 15%, como era a deste ano, mas sempre priorizando o nosso foco principal, que é a qualidade no atendimento único e exclusivamente do agente de viagens”, afirmou.
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“Não podemos buscar só volume de vendas. Não é fácil você crescer em cima do crescimento. A gente vem de três anos muitos bons, entrando agora no quarto, sem fazer grandes loucuras. A gente quer continuar crescendo, é o nosso foco, mas continuar a caminhada buscando crescimento sustentável e atender o agente da melhor maneira possível é o principal”, finalizou.