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Agências e Operadoras / Fotos

Braztoa lança 3º Prêmio de Sustentabilidade

Representantes da Braztoa e os patrocinadores do Prêmio

Representantes da Braztoa e os patrocinadores do Prêmio


O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade chega a sua terceira edição, lançada na manhã desta terça-feira, dia 9. Segundo Andrea Leone, diretora Socioambiental da Braztoa, o programa visa reconhecer as ações e melhores práticas de sustentabilidade, bem como disseminar o conceito, incentivar o trade a oferecer produtos sustentáveis e ainda estimular a cadeia produtiva do turismo a agir da mesma forma. “Estamos muito felizes com os avanços e crescimento do programa. Divulgar boas práticas e fazer com que as informações cheguem ao consumidor são nossas prioridades”, disse.

Em 2013, o Prêmio contou com a participação de mais de 50 projetos inscritos. De acordo com a diretora, a expectativa é que os números cresçam este ano. As inscrições para a terceira edição vão até o dia 30 de outubro. No período de 3 a 14 de novembro serão feitas as avaliações dos inscritos em cinco categorias: Associadas Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Parceiros Institucionais e Parceiros Trade. E o grande prêmio para o Top Sustentabilidade.

“As categorias serão avaliadas com critérios sobre o impacto ambiental, sociocultural e econômico; incentivo ao turismo sustentável; viabilidade financeira; abrangência e replicabilidade; e principalmente inovação”, explicou a diretora. O vencedor será conhecido no dia 17 de novembro e os prêmios entregues durante a Convenção Braztoa, em Maceió, no dia 28 de novembro. Além disso, todos os cases do ano serão compilados em um guia que servirá de exemplo para quem quiser aderir ao programa.

Pnuma – Durante o lançamento do Prêmio, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) anunciou a criação do guia “Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas”. O foco do guia são hotéis, bares e restaurantes e tem como objetivo mostrar as possibilidades viáveis de implementação de ações e práticas sustentáveis nos estabelecimentos. Segundo Fernando de Sousa, do Pnuma, o objetivo é rentabilizar o negócio com adoção de medidas simples e de baixo custo. “Este é um guia de sensibilização e adere quem quer”, disse. Segundo Cássio Oliveira, da Garkalns Consultores, o guia está disponível para download gratuito no site do Pnuma.

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