NATAL – Aumento do volume de vendas, crescimento do fluxo de turistas e caminho pavimentado para uma ampliação na malha aérea. Este é o saldo após o fim da 1ª edição da campanha “Tudo Começa Azul”, fruto de uma parceria entre a Azul Viagens e ABIH-RN, que contou ainda com o apoio da Luck Receptivo, do Governo do RN e de diversas prefeituras. A ação premiou os 25 agentes de viagens que mais venderam o destino com um famtour pelo estado e ainda garantiu um carro 0 km para o primeiro colocado.
Mais do que aumentar o número de turistas, a ação significou um aumento do tíquete médio, efeito de uma boa exploração do produto turístico por parte dos agentes participantes. A hotelaria local registrou uma um aumento de aproximadamente 43% no volume de vendas entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, período da campanha, além de um incremento de 23% no fluxo turístico.
“Se compararmos os períodos, o aumento foi de quase 43% no volume de vendas, com um aumento de fluxo de 23%, o que significa dizer que melhoramos o tíquete médio. A campanha coroa esta parceria e apoio do governo e das prefeituras”, explica José Odecio Junior, presidente da ABIH-RN.
Odecio ainda salienta que esta primeira edição deve abrir caminho para um aumento da malha no estado, com a consolidação de rotas consideradas estratégicas. “Esse trabalho é para aumentar o fluxo e se credenciar para aumentar a malha aérea. Nosso objetivo é voltar com o voo direto regular de Campinas para Natal e fazer com que os voos dedicados, como Goiânia, Ribeirão Preto e Uberlândia durem mais tempo além da alta temporada”, completa o presidente.
O crescimento na comercialização do destino contribuiu para posicionar o RN novamente entre os principais destinos da Azul Viagens, ao lado de Alagoas e Porto Seguro.
“O Rio Grande do Norte já teve um lugar de destaque no portfólio da Azul Viagens, mas caiu nos últimos anos. Com a campanha, o destino voltou para o Top 3. É um produto fantástico, que reúne Natal, Pipa, Touros e ainda outros destinos que começam a despontar. O estado tem um variedade de destinos e é isso queremos vender para visitar pela primeira vez e para quem já visitou”, destaca Marcelo Bento, diretor da Azul Viagens.
A campanha “Tudo Começa Azul”, percorreu 12 cidades e capacitou mais de 1,2 mil agentes de viagens, além de contar com anúncios nas revistas de bordo da Azul Linhas Aéreas. “Percebemos que a maioria dos agentes de viagens passou a conhecer mais o destino e suas possibilidades por conta das capacitações da campanha. Isso favorece o crescimento não só de Natal, mas de todas as nossas cidades turísticas”, afirma a subsecretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela.
O M&E viaja com o apoio de Shift Mobilidade Corporativa