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Agências e Operadoras

Com 30 agências associadas; Abracorp é lançada ao mercado

Francisco Leme, presidente e Eloi Oliveira, vice-presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Francisco Leme, presidente e Eloi Oliveira, vice-presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Com 30 agências de viagens corporativas associadas é lançada oficialmente a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). A apresentação da nova entidade aconteceu na manhã desta terça-feira (06/04); em São Paulo; por seus representantes. “Contratamos a consultoria da Deloitte Touche Tohmatsu e ficamos satisfeitos com o processo de integração das duas associações – Favecc e TMC – que representavam o setor. Tivemos toda a expertise técnica para conseguimos colocar em atuação um modelo de governança moderno”; disse André Carvalhal; membro do Conselho de Administração da Abracorp e executivo da Carlson Wagonlit.

Esse conselho é formado ainda por Amauri Caldeira; da Sobratur; Antônio Slomp; da Avipam; Edmar Bull; da Copastur; José Marques; da BBTur e por Francisco Leme; da Jet Stream e Elói Oliveira; da Flytour. Esses dois últimos integrantes também ocupam a função de presidente e vice-presidente Administrativo; respectivamente. Também compõem a Abracorp: Goiaci Guimarães (Rextur) como presidente do Conselho Consultivo e Ronaldo Waltrick (Maiorca Turismo) como dirigente do Conselho Fiscal. Na área fiscal foram empossados Antonio Cubas (Maringá); Constatino Karacostas (ClassTour); Adalcy Santos (RioTravel); Eduardo Vasconcelos (Kontik) e Jorge Beluco (MagicTour).

“Queríamos mudar e trazer algo novo para o mercado. Para consolidarmos esse novo modelo procuramos entender o perfil e porte de cada agência associada; suas características e necessidades”; destacou Francisco Leme. As 30 agências de viagens associadas são: Aeroturismo; Avipam; BBTurismo; Belvitur; Carlson Wagonlit Travel; Casabanca Turismo; ClassTour; Copastur; Costa Brava Turismo; Eurexpress; Flytour; Jet Stream Turismo; Kontik Franstur; Luck Viagens; MagicyNova; Maiorca Turismo; Maringá Turismo; Master Turismo; Pinheiro Viagens; Grupo Promotional; Rextur; RioTravel; Saytur; Sobratur; Solid Corporate; SSA Viagens; TourHouse; Tunibra Travel; Grupo Voetur e World Stream.

Em 2009; essas empresas movimentaram R$ 6;2 bilhões na comercialização de passagens aéreas; hospedagens; locação de carros e eventos e contam com 6.200 colaboradores e funcionários. Somente em vendas de bilhetes aéreos; o movimento total foi de R$ 4;6 bilhões; sendo R$ 2;8 bilhões para passagens nacionais e R$ 1;8 bilhões em bilhetes internacionais. No campo nacional; a Tam foi a companhia aérea mais vendida (49;98%); seguida pela Gol (36;60%). A Tam aparece novamente nas vendas internacionais; correspondendo a 17;52% (R$329.710.227;17) do total movimentado pelas associadas. Em segundo lugar está a American Airlines com 10;81% (R$ 203.431.851;51).

De acordo com Francisco Leme; a Abracorp prevê a contratação de um instituto de pesquisa para validar as estatísticas e os números das associadas. “Estamos no processo de licitação da empresa”; afirmou. Em breve; a entidade também anunciará sua diretoria Executiva e o dirigente responsável pelas ações cotidianas da Abracorp. “Estamos em busca de um profissional de mercado. De um talento. Já começamos o processo de seleção”; mencionou Leme; que ocupa; por enquanto; o cargo interinamente. A diretoria executiva supervisionará o trabalho de oito comitês – Estratégico; Ética e Conduta; Desenvolvimentos Humanos; Tecnologia e Inovação; Produtos; Eventos; Serviço e Qualidade e Responsabilidade Social.

“Continuaremos realizando a interface com o governo e o mercado; mas nossa atuação será mais profissional do que política. Vamos deixar esse trabalho para a a Abav Nacional”; esclareceu Leme. André Carvalhal enfatizou que o engajamento e participação das agências associadas nos comitês constituirão a mola propulsora da Abracorp. Entre as prioridades da nova entidade estão o maior profissionalismo das agências corporativas atuantes no mercado – está previsto o desenvolvimento de uma universidade corporativa para capacitação desses agentes – e a criação de um programa padrão e de referência para as agências.

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