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Agências e Operadoras

Com charters, Viagenspromo expande faturamento e equipe durante a pandemia

Renato Kido e Renato Alves, sócios da ViagensPromo

Renato Kido e Renato Alves, sócios da ViagensPromo

Na contramão de diversas empresas do turismo, que tiveram seu faturamento severamente reduzido pela pandemia de Covid-19, a Viagenspromo viveu nos últimos meses o auge de sua história, que resultou em uma expansão de estrutura e de objetivos. Criada em 2018 pelos sócios Renato Alves e Renato Kido, ambos ex-Visual Turismo, a operadora se especializou em trabalhar o mercado doméstico, que desde o início representava cerca de 70% das vendas da empresa. Com a pandemia e o fechamento das fronteiras internacionais, o nacional chegou a registrar 95% das vendas. Mas, o que motivou o crescimento acelerado foi a aposta em voos charter para destinos no Nordeste.

“Um diferencial nosso nessa pandemia, que fez a gente crescer muito foram os nossos voos charter. Hoje temos quatro fretamentos em operação e isso muito devido a alguns fatores, primeiro a redução a malha das aéreas e segundo o preço dos aéreos regulares que subiram e com o charter você consegue trabalhar com preços mais acessíveis”, conta Renato Kido, sócio da Viagenspromo. De acordo com o executivo, os fretamentos tem uma ocupação média de 90%.

Essa oferta de voos charter em meio a queda na oferta regular das companhias aéreas resultou em um crescimento de 180% nas buscas por fretamentos e multiplicou o faturamento da Viagenspromo, que saiu de uma média de R$ 2,5 milhões mensais, em 2019, para números acima dos dois dígitos em janeiro deste ano, patamar que passou a ser a meta da empresa.

“Na pandemia, com os charters nosso movimento cresceu em uma média de 180% por mês. Nosso objetivo é chegar aos dois dígitos de faturamento mensal”, completa Kido.

EXPANSÃO DA EQUIPE

O resultado positivo da estratégia de voos charter teve impacto também na equipe da Viagenspromo. Além de não demitir durante a pandemia, a operadora ampliou sua equipe de 12 para 35 funcionários. A empresa também conta com presença em nove estados e 12 regiões do país, por meio de dez executivos. A intenção é até o fim do ano atingir todos os estados do Brasil.

A equipe que já dobrou no período de pandemia crescerá ainda mais com a abertura do novo departamento e marítimo, que inicia operações em junho. Com esta estrutura, a companha tem hoje uma base ativa de 1,1 mil agências de viagens.

“A gente vê que há uma demanda reprimida. Muita gente que não viajou e quer viajar. Muita gente procurando viagens para 2022. O nosso pensamento e nosso planejamento e fazer esse investimento no departamento marítimo apostando nas viagens futuras”, analisa Ricardo Alves, sócio da Viagenspromo.

OS CHARTERS

Atualmente a operadora comercializa quatro voos charter, sendo um a partir de São Paulo/Congonhas e três a partir de Belo Horizonte/Confins. Saindo de São Paulo, o destino é a Ilha de Comandatuba, na Bahia, sempre em feriados. Já de Confins são três opções, um para Porto Seguro (BA), em todos os domingos do ano, e outras duas para a alta temporada, entre 5 de setembro e o Carnaval de 2022, para Maceió e Natal.Durante o mês de janeiro, a Viagenspromo ainda contará com um quinto fretamento, entre Campo Grande (MS) e Maceió.

Charters da Viagenspromo

Charters da Viagenspromo

REAQUECIMENTO DAS VENDAS EM MAIO

Assim como todo o mercado, a operadora também foi afetada pela segunda onda da pandemia no Brasil. Do auge em janeiro e fevereiro, as vendas tiveram uma forte queda em março. Mas com uma forte recuperação, maio já desponta como o melhor mês do ano.

“Estávamos indo muito bem, faturando dois dígitos em janeiro e fevereiro. Março caiu bastante, por causa da segunda onda. Nosso abril foi ruim no começo, mas a segunda quinzena foi muito positiva. Atualmente estamos faturando mais que no mês de janeiro, muito por causa dessas oportunidades de negócio dos charters”, explica Kido.

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