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Agências e Operadoras

Crise econômica afeta mais de 80% das agências no Brasil

Viagens para os destinos internacionais sofreram um impacto ainda maior

Viagens para os destinos internacionais sofreram um impacto ainda maior


Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) para o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) aponta que a crise econômica está afetando as vendas de 82,1% das empresas do agenciamento turístico do Brasil em 2015.

Entre as empresas que indicaram influência negativa na movimentação, a queda superior a 20% foi apontada tanto nas vendas para pessoas físicas (71,6% das empresas consultadas), quanto nas vendas para público corporativo privado (45,1% das empresas). Por sua vez, o setor público apontou menor redução nas vendas, com 59,4% das empresas consultadas indicando uma queda de até 10%.

“As vendas do setor de agenciamento turístico para pessoas físicas foram as mais afetadas negativamente pelos efeitos da crise econômica brasileira com variação média de -39,8%”, enquanto que para o segmento corporativo privado a queda de vendas teve variação média de -25,7%”, aponta Ilya Michael Hirsch, presidente em exercício do Sindetur-SP.

De acordo com o levantamento, mais da metade das empresas consultadas (67,7%) acreditam que as vendas voltarão aos patamares normais no prazo de um ano. Para uma parcela menor das empresas (9,5%), a queda nas vendas ainda deve continuar por mais um ou dois anos. E para (22,9%) delas este período será superior a dois anos.

Destinos – Viagens para os destinos internacionais sofreram um impacto maior, com queda média de 44,2% nas vendas, enquanto as viagens para os destinos nacionais apresentaram retração média de 27%.

Nathalia Marques

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