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Agências e Operadoras

Diagnóstico da Abav Nacional aponta carências no turismo receptivo

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Nos últimos meses; a Abav Nacional saiu em campo com o objetivo de conhecer de perto entraves e necessidades do setor de agenciamento turístico receptivo.  Entre as principais carências estão: qualificação de mão de obra; desenvolvimento de novos produtos e melhor distribuição da malha aérea.

“Estamos às portas de grandes eventos esportivos; que vão atrair muitos turistas ao Brasil. Segundo estimativa do Ministério do Turismo; até 2014; o Brasil receberá oito milhões de turistas estrangeiros; chegando aos dez milhões em 2016”; enfatiza o presidente da Abav Nacional; Carlos Alberto Amorim Ferreira; Kaká.

Nas cinco regiões de país foram realizados encontros com empresários; além de uma ampla pesquisa de mercado; feita também junto aos associados da entidade; através da internet. A iniciativa faz parte do “Programa de Indução de Negócios no Mercado Receptivo Brasileiro”; uma parceria com o Ministério do Turismo.

“Indubitavelmente; há compreensão da necessidade de plena cooperação entre os gestores públicos e privados; sendo o turismo um dos segmentos econômicos mais sensíveis a essa interdependência”; complementa Kaká.

Veja abaixo alguns dados do estudo.

Principais carências apontadas:

1 – Pouca integração entre os poderes público e privado

2 – Qualificação de mão de obra e cursos de idiomas

3 – Linhas de crédito e incentivos fiscais

4 – Desenvolvimento de novos produtos / rotas regionais

5 – Melhor distribuição da malha aérea

Treinamentos que consideram necessários:

1 – Gestão empresarial

2 – Qualidade em atendimento

3 – Planejamento estratégico

4 – Idiomas

5 – Geografia

Sugestões de estratégias para grandes eventos como Copa do Mundo:

1 – Treinamento de toda a cadeia produtiva envolvida

2 – Desenvolvimento e estruturação de roteiros regionais; que estimulem a permanência do turista

3 – Melhoria e ampliação de infraestrutura portuária; aeroportuária e rodoviária

4 – Criação de postos de atendimento ao turista

5 – Sinalização turística trilíngue

A pesquisa procurou conhecer também a origem dos turistas estrangeiros que chegam ao Brasil. Veja abaixo o perfil dos visitantes por região.

> Região Sul

41% dos turistas que chegam a esta região são oriundos de países visinhos da América do Sul. Estados Unidos e Europa vêm empatados; com 23%; seguido da América Central; com 9% e da Ásia; com 4%.

> Região Sudeste

A maioria dos turistas são provenientes da América do Sul e da Europa; ambos com 34%. Em seguida vem a América Central; com 12% e Estados Unidos; com 7%. Ásia; àfrica e Oceania representam; juntas; 13%.

> Região Norte

A maioria dos turistas que visita o Nordeste vêm da América do Norte e da Europa; com 33% cada. Os Estados Unidos representam 16%; seguidos da Ásia; com 6% e da África; com 3%

> Região Nordeste

América do Sul e Europa são os principais emissores; com 34% cada. América Central representa 12% e Estados Unidos 8%. Ásia; África e Oceania somam 12%.

> Região Centro Oeste

Aqui; são os turistas da América do Sul que mais viajam a região; totalizando 32%. Países como Estados Unidos; Europa; Ásia e Oceania representam; cada; 17% do volume.

 

Carlos Alberto Amorim

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