Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Cruzeiros

Diretora da MSC Cruzeiros detalha criação da “bolha social” em excursões

Marialuisa Iaccarino, diretora de excurções terrestres da MSC Cruzeiros

Marialuisa Iaccarino, diretora de excursões terrestres da MSC Cruzeiros

Em 2020, em meio aos inúmeros desafios enfrentados em meio a pandemia de Covid-19, a MSC Cruzeiros elaborou um protocolo completo, composto por diversos pilares, para garantir a segurança de hóspedes na retomada das operações. Um dos desafios deste protocolo estava na realização das excursões, um dos pilares da viagem de cruzeiro.

Para evitar o cancelamento da atividade, que representaria mais um impacto significativo na experiência do cruzeirista, a companhia viu na criação da “bolha social” uma alternativa para possibilitar a saída de passageiros nos destinos. Após o início do cruzeiro, os passageiros só poderiam desembarcar em excursões organizadas e supervisionadas pela MSC.

Responsável por gerenciar a inclusão de diversos passeios no portfólio da MSC Cruzeiros ao longo dos últimos anos, Marialuisa Iaccarino, diretora de Excursões em Terra da companhia, foi a encarregada de implementar uma nova forma de excursões terrestres.

Por que você implementou o que é conhecido como excursões em terra protegidas em uma “bolha social”?

Marialuisa Iaccarino: Conforme desenvolvemos nosso protocolo de saúde e segurança no ano passado para retomar nossas operações de forma responsável, analisamos cada etapa da jornada que um hóspede em potencial faria, desde o momento em que a reserva do cruzeiro foi feita até o seu retorno de volta para casa. Desembarcar é um aspecto realmente importante e agradável de um cruzeiro de férias e queríamos garantir que tivéssemos medidas para proteger nossos hóspedes durante uma excursão em terra, mas também as comunidades que visitamos. A partir dessa filosofia fundamental, concebemos o conceito de uma excursão protegida. Curiosamente, isso não foi exigido de nós pelas autoridades da Europa, mas foi algo que criamos na MSC Cruzeiros, pois realmente queríamos ter um nível adicional de proteção para o bem-estar de todos os envolvidos em nossas viagens.

Um navio é um ambiente controlado e sabíamos que estava ao nosso alcance gerir todas as medidas de saúde e segurança a bordo. Mas se nossos hóspedes desembarcassem em locais que não fossem geridos de perto e sem as medidas adequadas de higienização, estaríamos potencialmente os colocando em risco e poderíamos até enfrentar o problema de ter o vírus trazido a bordo. Para tornar essas excursões uma realidade, entramos em contato com cada operadora de turismo, provedor de transfers e atrações para avaliar adequadamente e colocar em prática as medidas corretas de saúde e segurança. Foi um trabalho árduo, mas valeu a pena permitir que nossos hóspedes pudessem desembarcar com segurança.

 

O que constitui uma excursão em terra protegida?

Em primeiro lugar, vale a pena dizer que todas as nossas excursões em terra, por enquanto, são visitas organizadas pela MSC Cruzeiros com os mesmos altos padrões de saúde e segurança existentes a bordo. Obviamente, esperamos que isso mude no futuro, à medida que a pandemia em terra evoluir e as situações de saúde locais melhorarem. Quando os hóspedes deixam o navio para fazer uma visita protegida ao destino, eles passam por uma verificação de temperatura antes do desembarque e organizamos horários de partida escalonados e saídas exclusivas para evitar congestionamentos.

Os ônibus usados ​​para excursões são cuidadosamente higienizados após cada uso e assentos específicos são atribuídos no momento da reserva, com assentos deixados vagos entre famílias e grupos para permitir o distanciamento social. Os guias turísticos e os motoristas seguem o mesmo protocolo para manter os hóspedes seguros – por exemplo, eles têm sua temperatura verificada antes de iniciar o trabalho e todos usam equipamento de proteção individual (EPI) e higienizam regularmente as mãos. Todos eles passam por uma triagem de saúde previamente e têm resultados negativos nos testes de COVID-19.

Nas atrações que visitamos, planejamos com antecedência para reservar áreas para os nossos próprios hóspedes e garantir que eles sigam as diretrizes de distanciamento social, usem máscara e higienizem as mãos regularmente. Por fim, todos os hóspedes têm sua temperatura verificada quando retornam ao navio após o passeio.

 

Com muitas restrições em vigor em terra, podemos presumir que o número de excursões protegidas disponíveis para os hóspedes é muito reduzido em comparação com as viagens anteriores à COVID-19?

Os números, na verdade, são muito semelhantes, pois acreditamos que as excursões em terra são parte integrante de um cruzeiro de férias. Por exemplo, quando retomamos nossa operação de navegação em agosto do ano passado com o MSC Grandiosa, oferecemos 56 excursões diferentes, em cinco destinos.

 

Qual tem sido a reação de seus hóspedes às suas excursões em terra protegidas?

As excursões em terra protegidas provaram ser muito populares, muito procuradas e muitas ficaram completamente esgotadas. Os hóspedes voltaram dessas excursões para o navio felizes e claramente sem medo de desembarcar, e foram protegidos pelos mesmos altos padrões de saúde e segurança implementados a bordo do navio, assumidos por nossos operadores turísticos e guias turísticos. Isso tem sido muito gratificante para nós da MSC Cruzeiros. Quando introduzimos as excursões protegidas, não havia precedentes que pudéssemos nos comparar e quando as anunciamos pela primeira vez, antes de começarmos a navegar, havia algumas pessoas ao redor do mundo que duvidavam que os hóspedes escolheriam fazer os passeios terrestres.

 

Como você garante que os hóspedes cumpram as regras que você definiu para excursões em terra? E o que acontece se alguém sair da linha e deixar a sua excursão organizada?

A equipe de excursão é treinada minuciosamente para que não haja exceções à regra de que nenhuma pessoa pode deixar os passeios protegidos e esse cumprimento rigoroso foi muito bem recebido pelos hóspedes e pelas comunidades que visitamos. Entre os mais de 60.000 hóspedes que recebemos desde que retomamos nossas operações em agosto do ano passado no Mediterrâneo, tivemos que negar o reembarque a um número muito pequeno de pessoas que infringiram as regras de suas viagens protegidas.

Como exemplo, tivemos que negar o reembarque a uma família de três pessoas que infringiram as regras de sua excursão em terra enquanto visitavam a ilha de Capri, na Itália. Ao deixar a excursão em terra organizada, esta família rompeu com a “bolha social” criada para eles e todos os outros hóspedes e, portanto, eles não podiam ser autorizados a embarcar novamente em nosso ferry fretado de Capri para Nápoles.

Desde a reserva até a bordo, estava bastante claro que as excursões em terra eram protegidas. As condições foram reiteradas a bordo do navio, no início da excursão propriamente dita e durante a excursão. Este exemplo destaca que garantimos que não haja dúvidas para ninguém sobre as consequências de deixar as nossas excursões em terra protegidas. Em última análise, essa medida existe para proteger a saúde e a segurança de todos a bordo.

 

Sua experiência até agora com excursões em terra protegidas se concentrou na retomada das operações no Mediterrâneo. E os portos e destinos em outras partes do mundo?

Temos estado em comunicação com muitos portos e destinos sobre as oportunidades futuras de excursões em terra para quando eles reabrirem para os cruzeiros e compartilhamos com eles a nossa vasta experiência até o momento com nossos cruzeiros no Mediterrâneo. O esforço é substancial, mas trabalhamos com operadores turísticos e fornecedores que nos conhecem bem e temos uma ótima relação de trabalho com eles desde o passado. Todos eles entendem muito bem a indústria de cruzeiros e testemunharam nossa experiência.

 

Todos estão cientes de que devem ter um protocolo de saúde e segurança em vigor que espelhe o nosso e a maioria dos fornecedores já fez exatamente isso, e quando outras partes do mundo onde operamos tradicionalmente puderem se abrir, estaremos prontos para oferecer uma grande variedade de excursões atrativas em terra

Receba nossas newsletters