Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Política

Embratur capacita mais de mil profissionais de turismo em 2018

Coordenador da Embratur, Alisson Andrade durante seminário de inteligência competitiva promovido pelo instituto.

Coordenador da Embratur, Alisson Andrade, durante seminário de inteligência competitiva promovido pelo instituto.

O Seminário de Inteligência Competitiva, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), capacitou mais de mil integrantes da cadeia produtiva do turismo brasileiro nas 13 edições realizadas em 2018. Em comparação com o ano passado, os encontros capacitaram mais que o dobro de profissionais. Em 2017, cerca de 500 integrantes do trade turístico participaram dos treinamentos.

Segundo a presidente da Embratur, Teté Bezerra, o número expressivo de participantes é sinal que o intenso trabalho de produção de inteligência do instituto tem grande procura e pode contribuir decisivamente para a melhoria na prestação de serviços e também para a atração de mais turistas internacionais para os destinos brasileiros.

“Este ano, dobramos o número de profissionais capacitados nos seminários em diferentes cidades brasileiras. As palestras servem para preparar gestores, destinos e empresas do setor a atrair e receber mais turistas internacionais, bem como para melhorar a qualidade da recepção a esse público”, explica.

A meta para 2019 é capacitar 1,5 mil profissionais da área de turismo, visando potencializar a abrangência e o alcance das informações para aprimorar o atendimento aos visitantes estrangeiros e, com isso, aumentar a visibilidade do Brasil no cenário turístico internacional.

Durante todo o ano, agentes e operadores de turismo receptivo, conventions bureaux, representantes de associações e secretarias de estado participaram dos debates. As capacitações, ministradas pela Coordenação-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, ofereceram uma visão do mercado internacional para diversas aplicações práticas no dia a dia de trabalho dos profissionais do setor.

De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade, os eventos são oportunidades para que o trade tenha acesso aos produtos produzidos pelo corpo técnico da Embratur nos mercados considerados estratégicos e auxiliar o posicionamento das empresas no cenário internacional. “Os encontros são salutares, entre outros fatores, para que uma empresa de turismo atue de forma mais proativa na atração de turistas estrangeiros e consiga se reposicionar, visando internacionalizar sua atuação”. diz.

Os técnicos do instituto apresentaram dados e informações dos principais países emissores de visitantes ao Brasil e traçaram um panorama de como o mercado internacional se comporta frente às demandas dos estrangeiros em seus planejamentos de viagem. Segundo o coordenador, esse tipo de informação diferenciada, oportuniza que empresas e profissionais apresentem os destinos brasileiros em seus pacotes e roteiros, alguns deles, para segmentos específicos e nichos especialmente solicitados.

“O objetivo da Embratur é atingir e impactar positivamente o maior número de profissionais do setor e não apenas os que puderam participar dos seminários. O material das palestras e todos os produtos de inteligência estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana”, ressalta Alisson Andrade.

O material completo dos seminários e todos os nove produtos de inteligência de mercado lançados este ano estão disponíveis no site para toda a cadeia produtiva do turismo. Entre os produtos, incluem-se Perfis de Mercado, Boletim de Inteligência Competitiva, Panorama de Comercialização, Destaque de Mercado e outros.

Receba nossas newsletters