LAS VEGAS – O primeiro dia de Explore 22, convenção anual da Expedia Group foi marcado por inúmeros painéis que discutiram as principais tendências e mudanças da indústria de turismo ao redor do mundo. O painel “The Loyalty Opportunity” trouxe ao debate os benefícios dos programas de fidelidade – tanto para as empresas quanto para os clientes.
Recentemente, a Expedia anunciou a unificação dos programas de fidelidade de suas marcas com a criação do One Key. “One key dará mais flexibilidade para os viajantes e para os parceiros. Atualmente possuímos mais de 154 milhões de membros e conquistamos 2 milhões de novos membros por mês – somos um dos maiores programas de fidelidade do mundo. O One Key vem para facilitar os clientes das nossas marcas, concentrando tudo em apenas um programa”, afirmou Kristen Oldenburguer, Senior Director Loyalty da Expedia.
“Durante boa parte deste ano já poderemos ter o programa que queremos e desenvolvemos, mas acredito que apenas no ano que vem veremos o programa de fidelidade em seu total funcionamento, pois esta migração não acontece da noite pro dia”, explicou Kristen.
O painel começou com uma dinâmica divertida que simulava o famoso programa americano de perguntas e respostas ‘Family Feud’, onde os participantes do painel eram testados em questões relacionadas aos programas de fidelidade, mostrando as tendências e comportamento dos viajantes em relação a essas plataformas, como quais são os benefícios preferidos e mais importantes para os viajantes quanto decidem fazer parte de um programa de fidelidade.
Como se destacar dos outros programas
Na sequência, o painel trouxe à reflexão de como ser um dos programas que se destaca dos outros e fazer os usuários se engajarem e utilizarem as plataformas.
Segundo Brandon Ehrhardt, Senior Director Loyalty da Expedia, ter um programa de fidelidade rentável é uma tarefa difícil. “40% dos programas de fidelidade não são rentáveis. Por isso, fazer parceria com a Expedia, utilizando nosso programa, ajuda as empresas a não precisarem criar seu próprio programa quando ela pode fazer parte do nosso”, explicou.
“E esses programas dão resultados! O que os clientes mais querem ao fazer parte destes programas são descontos exclusivos, ganhar bônus e regalias, como café da manha de graça, upgrade, mimos. Você fideliza e retêm os clientes. Além disso, quase metade dos viajantes (2 em cada 5) planejam pagar parte das suas viagens usando programas de pontos em 2022. E esses são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a pena investir nos programas de fidelidade”, completou.
Por fim, Christian Gerron, Senior VP de media & brand partnerships da Expedia, falou sobre as inúmeras oportunidades que os programas de fidelidade dão aos parceiros, como mais visibilidade, possibilidade de encontrar o cliente ideal para aquela empresa, e sobre como os programas de lealdade também causam mudanças positivas no comportamento dos clientes.