Onze agências brasileiras foram convidadas para uma visita oficial com o objetivo de conhecer mais de perto o sistema de ensino sulafricano e facilitar, assim, o intercâmbio de estudantes entre os dois países. A iniciativa foi da EduSA (Education South Africa, associação sulafricana de escolas de idiomas para estrangeiros), que levou representantes de 11 agências associadas Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association, sigla em inglês para Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) para visitas técnicas às instituições de ensino internacionais das cidades de Johanesburgo, Cape Town, Porto Elizabeth e Jeffreys Bay, todas na África do Sul. “O resultado foi tão positivo que a Education South Africa planeja trabalhar em ações desse tipo uma vez por ano”, apontou Carlos Robles, presidente da Belta, que participou da famtrip ao lado dos representantes das agências.
A famtrip, realizada em março, teve como um dos principais objetivos o fortalecimento de parcerias entre as agências de intercâmbio associadas Belta e escolas para estrangeiros membros da EduSA. “Acreditamos que através desse tipo de incentivo teremos um aumento no percentual de parceiros e estudantes brasileiros em nossas escolas”, ressalta Sahaun Fitzhenry, diretor da EduSA. A associação EduSA reúne 13 escolas de ensino para estrangeiros e 20% dos estudantes que se matriculam nessas instituições de ensino são brasileiros.
Segundo dados da pesquisa “Mercado de Educação Internacional e Intercâmbio do Brasil”, encomenda pela Belta em 2013, a África do Sul está entre os três novos destinos de interesse dos estudantes brasileiros para cursos de idioma – os outros dois são Malta e China. Outro dado interessante vem do relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2013, em que a África do Sul aparece como um dos países que mais investem em educação por ano: 4,8% do seu Produto Interno Bruto. Número que é maior do que o italiano (4,7% do PIB), o indiano (3,5%) e o japonês (3,8%).
Os agentes brasileiros também puderam ter uma melhor ideia da ampla variedade de cursos que as escolas oferecem, como ensino de inglês combinado com atividades culturais e esportivas, e infinitas possibilidades de programas de estágio e de trabalho voluntário. “Com esses tipos de ações fica mais fácil para o agente ter conhecimento do produto que ele oferta ao cliente”, disse Sahaun Fitzhenry, diretor da EduSA.
Atrações turísticas
Durante a famtrip os agentes visitaram todas as 13 escolas associadas à EduSA e conheceram atrações turísticas para diferentes perfis de estudantes. Viram de perto as paisagens litorâneas e as águas cristalinas da Península do Cabo, conheceram o histórico município de Soweto (famoso por ter concentrado a maior resistência na luta contra o Apartheid) , fizeram safaris e visitaram a Table Mountain, montanhas declaradas pela Unesco como uma das Sete Maravilhas do Mundo.
A famtrip com as agências de intercâmbio associadas à Belta aconteceu de 17 a 27 de março e contou com a parceria da companhia South African Airways, que ofereceu tarifas especiais. “A EduSA sempre teve um ótimo relacionamento com Belta e apoiamos ativamente o trabalho que os agentes associados fazem e certamente enxergamos uma parceria de longo prazo. O mesmo bom relacionamento pretendermos manter com a South African Airways que coopera nas viagens que organizamos com jornalistas e agentes para promoção do turismo educacional na África do Sul”, disse Eyre, organizador da famtrip e diretor da escola International House de Cape Town.
Participaram do famtrip as agências: CP4 Cursos no Exterior, Cultura Global, EDUcation Abroad, ETC (Exchange Travel Company), IEP (Intercultural Educational Programs), Intercultural, International Study Center, InterVIP, STB (Student Travel Bureau), TravelMate e Yázigi Travel.