Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Famtrip na África do Sul visa facilitar intercâmbio de estudantes

 Grupo de agentes de intercâmbio que embarcaram em março para famtrip na África do Sul

Grupo de agentes de intercâmbio que embarcaram em março para famtrip na África do Sul


Onze agências brasileiras foram convidadas para uma visita oficial com o objetivo de conhecer mais de perto o sistema de ensino sulafricano e facilitar, assim, o intercâmbio de estudantes entre os dois países. A iniciativa foi da EduSA (Education South Africa, associação sulafricana de escolas de idiomas para estrangeiros), que levou representantes de 11 agências associadas Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association, sigla em inglês para Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) para visitas técnicas às instituições de ensino internacionais das cidades de Johanesburgo, Cape Town, Porto Elizabeth e Jeffreys Bay, todas na África do Sul. “O resultado foi tão positivo que a Education South Africa planeja trabalhar em ações desse tipo uma vez por ano”, apontou Carlos Robles, presidente da Belta, que participou da famtrip ao lado dos representantes das agências.
 
A famtrip, realizada em março, teve como um dos principais objetivos o fortalecimento de parcerias entre as agências de intercâmbio associadas Belta e escolas para estrangeiros membros da EduSA. “Acreditamos que através desse tipo de incentivo teremos um aumento no percentual de parceiros e estudantes brasileiros em nossas escolas”, ressalta Sahaun Fitzhenry, diretor da EduSA. A associação EduSA reúne 13 escolas de ensino para estrangeiros e 20% dos estudantes que se matriculam nessas instituições de ensino são brasileiros.
 
Segundo dados da pesquisa “Mercado de Educação Internacional e Intercâmbio do Brasil”, encomenda pela Belta em 2013, a África do Sul está entre os três novos destinos de interesse dos estudantes  brasileiros para cursos de idioma – os outros dois são Malta e China. Outro dado interessante vem do relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2013, em que a África do Sul aparece como um dos países que mais investem em educação por ano: 4,8% do seu Produto Interno Bruto. Número que é maior do que o italiano (4,7% do PIB), o indiano (3,5%) e o japonês (3,8%).
 
Os agentes brasileiros também puderam ter uma melhor ideia da ampla variedade de cursos que as escolas oferecem, como ensino de inglês combinado com atividades culturais e esportivas, e infinitas possibilidades de programas de estágio e de trabalho voluntário. “Com esses tipos de ações fica mais fácil para o agente ter conhecimento do produto que ele oferta ao cliente”, disse Sahaun Fitzhenry, diretor da EduSA.

Atrações turísticas

Durante a famtrip os agentes visitaram todas as 13 escolas associadas à EduSA e conheceram atrações turísticas para diferentes perfis de estudantes. Viram de perto as paisagens litorâneas e as águas cristalinas da Península do Cabo, conheceram o histórico município de Soweto (famoso por ter concentrado a maior resistência na luta contra o Apartheid) , fizeram safaris e visitaram a Table Mountain, montanhas declaradas pela Unesco como uma das Sete Maravilhas do Mundo.
 
A famtrip com as agências de intercâmbio associadas à Belta aconteceu de 17 a 27 de março e contou com a parceria da companhia South African Airways, que ofereceu tarifas especiais. “A EduSA sempre teve um ótimo relacionamento com Belta e apoiamos ativamente o trabalho que os agentes associados fazem e certamente enxergamos uma parceria de longo prazo. O mesmo bom relacionamento pretendermos manter com a South African Airways que coopera nas viagens que organizamos com jornalistas e agentes para promoção do turismo educacional na África do Sul”, disse Eyre, organizador da famtrip e diretor da escola International House de Cape Town.
 
Participaram do famtrip as agências: CP4 Cursos no Exterior, Cultura Global, EDUcation Abroad, ETC (Exchange Travel Company), IEP (Intercultural Educational Programs), Intercultural, International Study Center, InterVIP, STB (Student Travel Bureau), TravelMate e Yázigi Travel. ​

Receba nossas newsletters