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Agências e Operadoras / Fotos

Iata fala sobre a polêmica Tasf para agentes na Abav-RJ

Luis Carlos Vargas, gerente de serviços para passageiros da Iata; Filipe dos Reis, gerente geral da Iata e George Irmes, presidente da Abav-RJ

Luis Carlos Vargas, gerente de serviços para passageiros da Iata; Filipe dos Reis, gerente geral da Iata e George Irmes, presidente da Abav-RJ


A Iata teve hoje (12/01) a oportunidade de esclarecer os agentes de viagem sobre a Tasf (Travel Agent Service Fee) em uma palestra promovida na sede da Abav-RJ . Quando anunciada, a Tasf foi criticada pelos agentes e não foi endossada pela Abav Nacional. O presidente da Abav-RJ, George Irmes, explica: “Esta é a primeira palestra de um ciclo que chamamos de Encontro com Parceiros. Queremos voltar aos velhos tempos, no bom sentido, deixar de nos tratarmos como fornecedores e voltarmos a ser amigos. Um vive do outro”.

Durante o encontro, Filipe dos Reis e Luis Carlos Vargas, respectivamente, gerente geral e gerente de serviços para passageiros da Air Transport Association (Iata), apresentaram o que é a Tasf e suas vantagens. A primeira explicação foi sobre a comissão na venda de passagens das companhias aéreas, que era fixa e foi retirada pelas mesmas. Filipe dos Reis explicitou que a Tasf não tem a haver com as companhias aéreas: “ela é um mecanismo para que os agentes possam cobrar pelo serviço prestado. Seja ele a emissão de uma passagem aérea, reserva de um hotel, serviço de despachante ou até mesmo de motoboy”. George Irmes acrescentou: “A Tasf é um mecanismo para não perdermos a lucratividade”.

Para aderir à Tasf, o agente precisa ser um credenciado Iata, ter acesso a um dos administradores de GDS – Amadeus, Sabre ou Travelport, a um administrador de cartão de crédito e assinar um termo de adesão. Não há custo para adesão na Tasf, nem no credenciamento do administrador. Os custos para os agentes são pagos para os administradores – de 2,7% do valor cobrado de comissão – e para Iata – oitenta centavos de real por operação realizada.

A Tasf é feita pelo GDS, mas é uma operação posterior a primeira realizada, como emissão de passagem. O cartão de crédito é debitado duas vezes. Isso acontece pois o primeiro débito é relativo, por exemplo, à companhia aérea. O segundo débito do cartão tem a agência de viagem como credor favorecido da operação. Por isso são duas operações distintas, mas estão centralizadas na mesma plataforma. O limite de valor por operação da Tasf é de mil reais e o mínimo é de cinco reais. A cobrança única pode ser desmembrada em várias ou o contato com a Iata através de telefone ou e-mail permite e transação com um valor maior. O valor acima de mil reais pode ser desbloqueado em um caso pontual ou dependendo da movimentação do estabelecimento permanentemente.

O ex-presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, na sua gestão, em nome da instituição, não endossou a Tasf. Agora, como agente de viagem, Kaká esteve presente e levantou uma questão aos representantes da Iata. A pergunta foi: quem é o responsável caso o cliente não pague a Tasf, que é a comissão do agente, já que vem descrito na fatura de crédito como duas operações. Vargas respondeu: “Os agentes devem se precaver com um documento assinado pelo cliente descrito o serviço. Com esse documento em mãos, não vejo porque a administradora não pagar”. Kaká explicou que sua decisão na época foi mais política do que técnica. Agora ele ainda vai avaliar se adere ou não à Tasf.

A Tasf permite que com um só código, todas as filiais de uma agência estejam em um mesmo relatório. A partir da data da emissão o recebimento é em 30 dias. O valor de oitenta centavos de real deve ser pago no dia 12 do mês seguinte à Iata. A agente Vera Mannarino, da AZ Viagens, já utiliza a Tasf e comenta: “ É um mecanismo muito bom, principalmente para fazer reservas no exterior de hotéis e carros. Mas essa parte dos relatórios ainda acho complicada”.

Vargas perguntou aos presentes quem já tinha utilizado o tasf e em uma platéia de 70 agentes somente quatro conheciam. A Tasf esta em funcionamento desde abril de 2011, tem 90 agências registradas e realiza 1.500 transações por mês. O gerente geral da Iata afirmou: “ Acho que não fomos bem entendidos na época, vamos esclarecer os procedimentos e as agências que acharem interessante vão ser muito bem vindas”.

Anabel Moutinho

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