Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Integra BWT dedica segundo dia aos atrativos do Mato Grosso do Sul

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul durante sua palestra do Integra BWT (Foto: Ana Azevedo)

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul durante sua palestra do Integra BWT

BONITO – O encontro profissional Integra BWT, da BWT Operadora, que ocorre em Bonito (MS), está sendo dedicado aos atrativos de Bonito e Pantanal, no Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (17). Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul abriu a sessão de palestras destacando os diferentes perfis de turistas, que pode variar dos que buscam somente contemplação aos que desejam aventuras, experiências gastronômicas, pesca esportiva ou birdwatching, além da imersão na cultura local.

“O Mato Grosso do Sul é plural e um destino para todos os gostos. Queremos que vocês [agentes de viagens] aprendam sobre o produto, para que o coloquem na prateleira. E, nos próximos dias, esperamos que aproveitem ao máximo os atrativos”, endossa o dirigente.

Karla Cavalcanti, gerente de mercado da Fundação do Mato Grosso do Sul fez uma introdução sobre as características técnicas das opções turísticas do Pantanal e Bonito, enfatizando o sistema de capacidade de carga nos atrativos, que delimita a quantidade de pessoas que podem acessá-lo por dia, a fim de não causar danos no meio ambiente.

Karla Cavalcanti, gerente de mercado da Fundação do Mato Grosso do Sul (Foto: Ana Azevedo) .

Karla Cavalcanti, gerente de mercado da Fundação do Mato Grosso do Sul

Outro ponto importante abordado foi a gestão de segurança nos aparelhos turísticos, que garante o auxílio de profissionais para o desenvolvimento das atividades, além dos equipamentos de segurança. A estrutura hoteleira, com estabelecimentos diversificados, que podem atender às necessidades de múltiplos perfis de turistas e o serviço de pesca e solta, que é regulamentado e trabalha a educação ambiental, também foram abordados.

“O foco do turismo no estado é trabalhar a sustentabilidade. Antes de atirar com a atividade turística eu não sabia da existência de tamanha diversidade de atrativos no Pantanal”, evidencia Karla.

“O foco do turismo no estado é trabalhar a sustentabilidade“

A executiva aproveitou a oportunidade para endossar que, seguindo o compromisso de promover um Turismo mais Sustentável, o voo direto da Gol Linhas Aéreas que sai do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é carbon free.

Bonito

Juliane Salvadori, secretária de Bonito (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Juliane Salvadori, secretária de Bonito (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Houve ainda, fala de Juliane Salvadori, secretária de Bonito endossando as opções turísticas, como os balneários públicos e particulares, os parques naturais, flutuações nos rios Formoso, da Prata e Sucuri, além das nascentes, grutas, o rapel no Abismo Anhumas e na Serra da Bodoquena.

História

Rodrigo Teixeira, músico responsável por contar a história pantaneira durante o Integra BWT (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Rodrigo Teixeira, músico responsável por contar a história pantaneira durante o Integra BWT (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Outro ponto relevante é a história do pantaneiro, que foi contada por Rodrigo Teixeira, músico. O palestrante utilizou composições para fazer um resgate contextual desde a colonização dos índios até a sociedade atual, enfatizando a relevância do gênero na formação e espelho da cultura.

Segurança

Bruno Leite, diretor do Parque Ecológico do Rio Formoso (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Bruno Leite, diretor do Parque Ecológico do Rio Formoso (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Bruno Leite, diretor do Parque Ecológico do Rio Formoso, falou sobre o Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura (SGS), que funciona sob as normas da norma técnica ABNT NBR 15500, de 2014.

Além dessa, há regulamentações específicas que englobam ocupações; competências para condutores; informações para clientes; atividades de raftings; atividades com veículos 4×4 ou bugues; montanhismo; aventura; arvorismo; turismo equestre e caminhada; canionismo; atividades turistas verticais; bungee jump; mergulho; e turismo sustentável.

“É muito importante sabermos se o local que está sendo vendido está seguindo as leis, para evitar fatalidades e no caso de haver uma, você não ser co-responsabilizado. Quando trabalhamos a gestão de risco, minimizamos as possibilidades de algo não sair dentro do planejado”, aponta Bruno Leite.

”Quando trabalhamos a gestão de risco, minimizamos as possibilidades de algo não sair dentro do planejado. Somos corresponsáveis pelo que acontece dentro do território turístico e por isso é importante cuidarmos da segurança“

O representante também falou sobre a certificação e a importância de sua identificação nos sites, fator que lhe confere mais credibilidade e garante o conforto e qualidade da entrega do Serviço turístico. “Bonito é tido como um polo de certificação em atrativos de ecoturismo no mundo. No Brasil há 16 estabelecimentos certificados e a maioria está aqui. Somos corresponsáveis pelo que acontece dentro do território turístico e por isso é importante cuidarmos da segurança”, endossa.

Birdwatching

Maristela Benites, pesquisadora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo endossou que o mercado de observação de pássaros, o birdwatching, movimenta cerca de 80 milhões de dólares, anualmente, na economia dos Estados Unidos.

São cerca de 86 milhões de pessoas que observam a vida selvagem no mundo e 46 milhões de observadores nos EUA. Os dados estrangeiros são de 2019, do censo mais recente, e foram trazidos para dar uma dimensão do mercado a nível mundial.

Das 10.500 espécies de pássaros existentes no mundo, 700 estão no Mato Grosso do Sul. A representante do Instituto Mamede falou também sobre o desenvolvimento da atividade para pessoas de baixa visão, que fazer a observação usando a audição. Outra opção é a utilização de bicicletas para auxiliar na locomoção, seja em ambiente urbano ou de natureza.

Negócios

A grade de de atividades dos 100 agentes de viagens, do Brasil todo, que foram convidados conta também com rodadas de negócios no final da tarde, a fim de esclarecer dúvidas e promover o networking.

Receba nossas newsletters