Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Hotelaria / Política

Mais de 8 mil agências, hotéis e empresas já contam com selo ‘Turismo Responsável’

WhatsApp_Image_2020-06-04_at_19.16.29_1

Selo auxilia setor de turismo brasileiro a retomar suas atividades o mais breve possível e atender aos pré-requisitos do novo perfil de turista (Roberto Castro/MTur)

Mais de oito mil prestadores de serviços turísticos no país já solicitaram a emissão do selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, lançado oficialmente no dia 4 de junho, que tem como objetivo auxiliar que o setor de turismo brasileiro retome as suas atividades o mais breve possível e atenda aos pré-requisitos do novo perfil de turista que surgirá com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os segmentos com maior número de solicitações do selo são: agências de viagem (3.110), meios de hospedagem (2.239) e transportadoras turísticas (970). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (2.011), Rio de Janeiro (1.312), Minas Gerais (753), Bahia (536) e Santa Catarina (422). Veja a lista completa ao final da matéria.

Para auxiliar os empreendimentos sobre as medidas recomendadas para a reabertura, o Ministério do Turismo publicou os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações também para os turistas.

“O sucesso desta iniciativa comprova que estamos no caminho certo para o início das atividades do nosso setor, que foi tão afetado por esta pandemia, e integra o conjunto de ações de retomada que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo. Fomos um dos dez países em todo o mundo que tiveram essa preocupação em apresentar esse selo que atenderá aos anseios do setor e dos turistas, que estarão mais atentos aos protocolos de biossegurança”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Como solicitar o selo

Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo.

Estão disponíveis protocolos para: meios de hospedagem; agências de Turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; parques temáticos aquáticos; locadoras de veículos para turistas e guias de turismo, entre outros.

Selos já solicitados

EstadoNúmero de selos
São Paulo2.011
Rio de Janeiro1.312
Minas Gerais753
Bahia536
Santa Catarina422
Rio Grande do Sul399
Paraná386
Pernambuco308
Ceará297
Maranhão257
Rio Grande do Norte213
Alagoas196
Goiás149
Espírito Santo114
Mato Grosso do Sul103
Distrito Federal79
Pará77
Paraíba72
Sergipe71
Amazonas69
Mato Grosso67
Piauí60
Tocantins30
Rondônia11
Amapá05
Roraima03
Acre02
Receba nossas newsletters