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Novos voos e bons números pós-olimpíadas: Caroline Putnoki afirma que França e Brasil vivem uma ‘lua de mel’

Caroline Putnoki, diretora da Atout France, deu informações ao M&E sobre situação do turismo na França durante evento de lançamento do France Excellence 2024 (Manuela MiniguiniM&E)

Caroline Putnoki, diretora da Atout France, deu informações ao M&E sobre situação do turismo na França durante evento de lançamento do France Excellence 2024 (Manuela Miniguini/M&E)

SÃO PAULO – A Atout France, empresa de promoção turística da França no Brasil, se prepara para receber o seu evento mais esperado do ano, o France Excellence, que tem início nesta quarta-feira (18), se estendendo até quinta-feira (19). Nesta terça-feira (17), a agência promoveu uma conferência de imprensa para apresentar o evento às principais mídias parceiras.

Caroline Putnoki, diretora da agência, se fez presente na coletiva e conversou com o M&E sobre esse último semestre do turismo francês, o pós-olimpíadas, e a importância do evento que se inicia amanhã.

Luxo e sustentabilidade moldam a quarta France Excellence

Caroline comentou sobre a quarta edição do evento, que nem começou, mas já é considerado sucesso. “Com mais de 600 participantes e 200 profissionais vindo de mais de 12 estados do país, a nossa ideia é juntar especialistas de luxo para trazer uma abordagem familiar de conceito à francesa, muito ligada ao patrimônio, gastronomia e moda”, disse.

“Nosso tema este ano, ‘A arte de (RE)viver à francesa’ traz o apreço pela beleza, bons momentos, pela cultura, por antiguidades, sofisticação, junto a um equilíbrio de vida. Queremos mostrar como a França se reinventa, repensa e recria a arte de viver à francesa através de palestras”, explicou Caroline sobre o tema do evento.

Manuel Flahault, diretor geral da Air France para a América do Sul, é um dos convidados para palestrar na France Excellence. “Acho que, com a nossa palestra, desejamos tocar o essencial: como criar experiências incorporando o tema de sustentabilidade”, explicou o diretor.

Flahault também acrescenta que, para a empresa, ”o maior desafio é esse; como criar experiências sustentáveis, sendo que nosso setor é o mais difícil de descarbonizar. Envolve investimentos muito caros. O avião que voamos aqui no brasil, por exemplo, é o mais moderno de nossa frota, e reduz a emissão de carbono, mas o problema é que custa centenas de milhões de dólares. O desafio para nós é fazer isso ser viável”, diz o representante da Air France.

O diretor também explica que a companhia está constantemente trabalhando com novos fornecedores e no processo de conscientização de toda sua equipe sobre esse assunto. Manuel conta que, em novembro, a Air France lançará novas cabines que ainda proporcionarão uma boa experiencia no ar, mas que serão bem mais leves, para gastar menos combustível, e assim, reduzir a emissão de carbono.

Já Matheus Godoy, da MOET & Chandon, renomada casa de vinhos e champanhes, explica que os produtos por si só já representam a arte de viver à francesa, mas que não é sobre as bebidas que deve palestrar no evento, e sim sobre a campanha “Natura Nostra”, uma ação de quatro pilares para alcançar o máximo de sustentabilidade na empresa.

Com o mote de “Champagne tem em todo lugar, mas ele começa sempre na Terra”, os quatro pilares da iniciativa incluem: regenerar o que já foi destruído pela agricultura; Preocupação com o bem estar pessoal; Preservar as tradições; e Preocupação com a Natureza.

”Com isso, já obtivemos uma boa redução de carbono pelo peso das cargas, na produção de papel, e materiais descartáveis, mas o nosso atual objetivo é de reduzir em até 50% da nossa emissão de carbono”, concluiu Matheus.

Thierry Vannier, da Galeria Lafayette, diz que existem alguns motivos do porquê se farão presentes nesta edição. Um deles é pelo Brasil ser um mercado muito forte para a galeria, e o segundo é a celebração dos 130 anos de Galeria Lafayette, que Thierry faz questão de enfatizar que é uma empresa familiar.

O último motivo é a divulgação da tradicional campanha de Natal, que contará com materiais recicláveis e mais de 120 mil luzes de Led compondo a decoração da Galeria, o que se envolve diretamente com o tema do France Excellence. “Por essas razões, estou muito feliz de estar junto da quarta edição do evento”, disse o francês.

A argentina Diana Verde Nieto, importante lider empresarial em sustentabilidade e co-fundadora da Positive Luxury também é uma das convidadas do evento. A empresária contará um pouco sobre o seu livro “Reimagine Luxury” (Reimagine o Luxo), o qual ela afirma ser uma obra sobre “como o mundo está se transformando em um lugar que escolhe experiências e viver bem, ao invés de ter coisas”.

Para ela, “o luxo e sustentabilidade são dois lados da mesma moeda. Não está certo o conceito de luxo como extravagancia ou opulência. Cada vez mais vemos um luxo onde o menos é mais, onde o minimalismo reina”, disse a empresária que acrescenta ter muita fé e confiança na evolução humana. “Muito disso veio da Geração Z; eles não mais vivem para trabalhar, e sim trabalham para viver. Eles valorizam o tempo e experiencia, essa é a mudança que vemos daqui para frente”, finalizou Diana.

Por fim, Evelyne de Mascarel, especialista em etiqueta francesa da Savoir Vivre, conta sobre a importância da tradição francesa em conjunto com as novas normas do século XXI.

“A etiqueta nasceu na época do Rei Sol, que desenvolveu códigos para os seus cortesãos, através de etiquetas, para que todos tivessem seu lugar. Hoje, eu diria que ela evoluiu, mas a polideza e boa educação é continuam, e começam já na postura, no saudar das pessoas. É preciso colocar emoção nas coisas, e especialmente na frança, onde há muita da insensibilidade com o outro, e é preciso transformar isso”, explicou a profissional.

A lua de mel entre Brasil e França

Após a palestra, Caroline conversou com o M&E e contou sobre o período em que o turismo francês se encontra, principalmente após as olimpíadas. Há alguns meses, Putnoki afirmou ao jornal que a expectativa do mercado brasileiro durante as olimpíadas era de entrar para o top 5 ou 6 no ranking. Hoje, Caroline diz que essa expectativa “se consolidou e muito”.

“A clientela brasileira participou muito, ocupou segundo lugar nos países fora da Europa, perdendo apenas para os Estados Unidos. No quesito de gastos, o país foi também o segundo país que mais gastou durante suas experiências. Eu acredito que tudo isso é um conjunto de fatores, tem a ver do Brasil ter ido muito bem nos jogos, mas esse ano estamos nos sentindo em uma “lua de mel” entre os dois países com essa amizade consolidada”, explicou a diretora.

Já é sabido também que a Air France está com frotas em expansão no Brasil, e Caroline diz que esse aumento de voos ajudará a França a se consolidar ainda mais no Brasil “Já tínhamos a frota de fortaleza mas agora teremos a de Salvador. Disponibilizar mais assentos entre os dois países, nos ajuda muito, porque isso significa chegar de uma maneira direta, mais econômica tanto em dinheiro quanto em tempo”, explica.

“Como falamos, a arte de reviver a francesa tem tudo a ver com experiências, e o fato de começar a viagem com Air France, leva o público já para na França ainda em solo brasileiro, pois a companhia encarna a França em seus serviços, a experiência francesa começa no embarque”, afirmou.

Sobre os números exatos de brasileiros no país, a diretora explica serem “sempre discutíveis”, mas que “o que temos certeza é que o mercado brasileiro nunca enfraqueceu, e sempre esteve em aumento constante, muito devido a Air France ter sido uma das raras companhias aéreas que permaneceu no país durante a pandemia”.

De acordo com Caroline, novos terrenos estão sendo desvendados pelo público brasileiro além de Paris: “O que se vê é que os brasileiros estão chegando em um momento mais aberto a descobrir novos territórios e, principalmente se falarmos da questão do overturism (turismo em massa), a ideia é não deixar de visitar Paris, mas sim combinar a cidade mais conhecida pelos brasileiros com outras regiões da França, que também são muito agradáveis de se visitar”.

“Acredito que existem regiões que Atout France anda fazendo um bom trabalho de promoção como Toulouse, e Occitânia, que acredito que serão destinos que vão crescer na demanda dos brasileiros daqui para frente”, comentou a executiva.

Por fim, a diretora comentou sobre as novidades dessa quarta edição do France Excellence. “Esse ano é o segundo ano que fazemos o evento presencial, tanto a rodada de negócios, quanto as conferências. E ainda, sempre queremos trazer algum tipo de novidade, sendo a desse ano a mudança do lugar”, revelou.

“Nós sempre fazemos no Cidade Matarazzo, e será lá, mas dessa vez será em um lugar muito dedicado a sustentabilidade, porque a temática deste ano é justamente como podemos juntar o mercado de luxo e a arte de viver à francesa, com a sustentabilidade”, finalizou Caroline.

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