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Número de empresas cadastradas no Cadastur quase dobra em cinco anos

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O número de agências de turismo cadastradas, por exemplo, aumentou 45%, saindo de 24 mil para 34.985 (Arquivo/MTur)

O número de empresas incluídas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) quase dobrou nos últimos cinco anos. Em dezembro de 2018 eram 74.184 registros. Já neste mês, são 145.312, um aumento de 90%. O número de agências de turismo cadastradas, por exemplo, aumentou 45%, saindo de 24 mil para 34.985; os meios de hospedagem cresceram 27%, subindo de 11.351 para 14492 e as transportadoras turísticas aumentaram 19,5% – passou de 11.742 em 2018 para 14.038 neste ano.

O número de acampamentos turísticos regulares no Cadastur foi o que mais cresceu nos últimos cinco anos, saindo de 110 em 2018 para 598 em 2022, um aumento de 443%. Outros registros que tiveram crescimento acima de 100% foram os de parques temáticos, que saiu de 55, em 2018 para 224 neste ano (+307%) e de organizadores de eventos, que pulou de 3.114 para 8.462, um aumento de 171%. Também houve importante crescimento nos cadastros de guias de turismo, que saiu de 17.218 para 29.657 registros no Cadastur (+72%).

“Quando forem planejar suas viagens, a nossa recomendação é de que os turistas consultem no site do Cadastur. É possível ver a situação da agência de viagem, do hotel em que vai se hospedar, do guia contratado, da transportadora turística que vai realizar os passeios. É um importante passo que ajuda a evitar problemas durante a experiência turística”, alerta o ministro do Turismo, Carlos Brito.

O Cadastur é gratuito, virtual e obrigatório para acampamentos turísticos, agências e guias de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Também podem se inscrever estabelecimentos como restaurantes, parques aquáticos, marinas, centros de convenções e locadoras de veículos.

O cadastro dá acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur. Os estabelecimentos podem, ainda, receber o Selo de Turismo Responsável que identifica empreendimentos turísticos que seguem protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, elaborados junto a empresas do setor.

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