Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Opinião

OPINIÃO – Evolução em tempos de seca

Renato Costa, diretor do Grupo Forma

Renato Costa, diretor do Grupo Forma

Por Renato Costa*

Como todos do setor, também fomos fortemente impactados pelos desdobramentos da pandemia. Fizemos cortes de funcionários valiosíssimos, fechamos algumas lojas, mudamos outras de endereço.

Mas, apesar da montanha russa de sentimentos que nos rondaram nesses últimos 6 meses, não deixamos de acreditar no poder da nossa marca e no desejo que criamos no nosso público ao longo desses 23 anos.

E, mesmo em meio ao mar de incertezas que nos cercavam, resolvemos investir mais ainda em tecnologia e fizemos mudanças pontuais no nosso modelo de negócio, que passou a ser 100% digital.

O resultado foi melhor do que o esperado. Batemos o recorde de venda do nosso produto principal em apenas duas semanas. Ano passado levamos quatro meses de trabalho presencial para atingir números que foram atingidos em apenas 12 dias com o e-commerce.

Com isso, pudemos recontratar pessoas, investimos mais ainda em tecnologia e retomamos nossos trabalhos de Governança Corporativa com a Ernst&Young, nos preparando para nossa tão sonhada abertura de capital em breve.

Não tenho dúvida que a maior parte do setor irá sobreviver a mais essa crise. Além da hercúlea força que nos transforma em heróis apenas por sermos empreendedores num país que só joga contra, nós, empresários brasileiros, temos garra, criatividade e potencial de sobra!

Porém, é preciso cada um fazer sua parte, preparando o terreno pra quando tudo voltar ao normal.

Como na parábola dos dois fazendeiros em tempo de seca. Enquanto um só orava, o outro orava e cuidava da terra. O resultado vocês já sabem. Portanto, não desistam e mãos à obra!

*Renato Costa é sócio-fundador da Forma Turismo, operadora especializada em turismo estudantil, líder do setor há 23 anos

 

Receba nossas newsletters