Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos

Orinter apresenta o Egito antigo a agentes brasileiros; veja fotos

O Museu Egípcio de Arte Faraônica abriga mais de 120 mil artefatos

O Museu Egípcio de Arte Faraônica abriga mais de 120 mil artefatos (Ana Azevedo/M&E)

CAIRO – Em andamento, o famtour da Orinter, que acontece entre os dias 5 a 14 de setembro em parceria com a Exotic Tour and Travel no Egito, deu início ao seu primeiro dia de passeios, neste sábado (7), com uma programação focada em história. O grupo de agentes de viagens do triângulo mineiro, interior e capital paulista visitou o Museu Egípcio da Arte Faraônica, a Cidadela do Saladino com a Mesquita de Alabastro de Muhammad Ali, o Bairro Copta e realizou uma visita técnica ao hotel Four Seasons First Residence.

O dia começou no Museu Egípcio da Arte Faraônica, no Cairo, considerado uma parada essencial para quem deseja conhecer a arte, cultura, linguagem, história e curiosidades da antiga civilização egípcia. Mais de 120 mil artefatos de faraós, artesãos, membros da burguesia e cidades comuns estão em exposição.

ORINTER EGITO

O dia começou com a visita ao Museu Egípcio de Arte Faraônica (Ana Azevedo/M&E)

O museu, um dos mais importantes do mundo, possui peças que datam do período pré-dinástico (por volta de 6000 a.C.), anterior à unificação do Egito, que ajudam a entender o processo de civilização do território, desenvolvido a partir do Rio Nilo. O acervo inclui itens do período Dinástico Antigo (2686 a.C. até 2181 a.C.), como artefatos de Djoser, o primeiro faraó a construir uma pirâmide em pedra; Snefru, último faraó da Terceira Dinastia e primeiro da Quarta Dinastia; Khufu (Quéops), responsável pela grande Pirâmide de Gizé; Khafre (Quéfren), construtor da segunda maior pirâmide de Gizé e da Esfinge; e Menkaure (Miquerinos), o último construtor de pirâmides da Quarta Dinastia, dono da menor delas.

No acervo, estão estátuas, relevos em tumbas retratando cenas cotidianas, oferendas funerárias e objetos do dia a dia, além de diversos hieróglifos esculpidos. O museu abriga também itens encontrados no túmulo de Tutankhamun, incluindo o sarcófago dourado e a máscara mortuária do jovem faraó, cuja sala não permite fotografias. Entre as atrações, destacam-se a estátua de Khafre e a sala das múmias reais, com sarcófagos e múmias de vários faraós, incluindo Ramsés II.

A segunda parada ocorreu na Cidadela do Saladino, com visita à Mesquita de Alabastro de Muhammad Ali, construída entre 1830 e 1848, por ordem de Muhammad Ali Pasha, governante otomano do Egito na época. A mesquita chama a atenção por sua combinação de traços da arquitetura otomana e islâmica, além de oferecer uma vista panorâmica da cidade do Cairo, devido à sua localização estratégica.

A Cidadela é uma fortaleza construída no século XII que serviu, por muitos anos, como sede do governo egípcio. Curiosamente, o material para a construção das grandes pirâmides, localizadas a cerca de 30 quilômetros de distância, foi extraído de uma pedreira local.

No Bairro Copta, um dos mais antigos do Cairo e coração da comunidade cristã egípcia, o grupo visitou a Igreja de São Sérgio, onde acredita-se que a Sagrada Família (José, Jesus e Maria) tenha se abrigado por três meses, fugindo da perseguição do rei Herodes, que procurava matar o recém-nascido Jesus.

Hospedagem de alto padrão

Orinter egito

Piscina principal do Four Seasons First Residence (Ana Azevedo/M&E)

O grupo realizou uma visita técnica ao hotel Four Seasons First Residence, um empreendimento com duas torres de apartamentos, variando de uma a quatro camas, com vista para o Rio Nilo e as Pirâmides. O hotel oferece piscinas, salão para eventos, quadra de tênis, área de recreação infantil, SPA, shopping, bares e restaurantes.

Na margem do Nilo, o First Nile Boat oferece opções gastronômicas, como culinária asiática no Nairu; carnes no Char Bar; culinária mediterrânea no Zoe; e pratos brasileiros no restaurante Xodo. Há ainda o restaurante Aura, com cardápio internacional, e o tEA Lounge, especializado em chás, cafés e sobremesas.

Famtour Orinter

A Mesquita Muhammad Ali foi o segundo ponto visitado no primeiro dia de passeios no Egito

A Mesquita Muhammad Ali foi o segundo ponto visitado no primeiro dia de passeios no Egito (Ana Azevedo/M&E)

Participam da viagem os seguintes profissionais:

  • Jaine Ananda da Silva Bertipaglia, da Ares Travel
  • Carolina Camargo Mattos, da Be One
  • Carmen Fernanda Guglielmo, da Boscovich
  • Giuliano Jorge Wassall, da Clube Turismo Ribeirão Preto
  • Jose Nunes Neto, da Clube Turismo Assis
  • Pedro Henrique Vieira Kemp, da Clube Turismo Marília
  • Telma Regina Mangini de Oliveira, da I Believe in Magic
  • Pedro Motta Hellmeister, da Orinter
  • Aline Silva, da Orinter
  • Jose Roberto Pitol Segundo, da Pitoltur
  • Silvia Maria Lourenço Vanderley Nanes, da Plan & Travel Consultoria de Turismo
  • Renata Piedade Zaninotto, da Renata Piedade Viagens
  • Rodrigo Reis de Rezende Costa, da TZ Viagens
  • Vagner Lazarini, da TZ Viagens 
  • Juliana Albuquerque, da Vivi Passeri

Veja os melhores momentos da viagem na galeria abaixo.

Galeria Orinter

Vem aí!

Vista para a cidade do Cairo, com as pirâmides ao findo, a partir da Mesquita de Alabastro de Muhammad Ali (Ana Azevedo/M&E)

Vista para a cidade do Cairo, com as pirâmides ao findo, a partir da Mesquita de Alabastro de Muhammad Ali (Ana Azevedo/M&E)

Neste domingo, (8), o grupo conhecerá o Mercado de Khan El-Khalili, as três Pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos, a Esfinge Eterna e o Templo do Vale de Quéfren. Uma visita técnica no Hotel Fairmount Nile City e no Hotel Conrad estão previstas.

*O MERCADO & EVENTOS viaja a convite da Orinter, com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.