
O Rio de Janeiro está presente na 30ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, com uma proposta voltada à prestação de serviços e ao acesso a informações turísticas. A participação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio disponibiliza aos visitantes recursos para conhecer destinos, atrativos e experiências das 12 regiões turísticas do estado, facilitando o planejamento de viagens pelo território fluminense.
Um dos principais serviços oferecidos no espaço é um mapa interativo, que permite ao visitante consultar informações sobre diferentes destinos e atrativos turísticos das regiões do estado. O estande também conta com uma área instagramável, onde o público pode registrar a passagem pela feira e levar uma lembrança fotográfica da experiência.
Turismo internacional no Rio
A iniciativa ocorre em um momento de forte movimentação do turismo internacional no estado. Dados da Embratur apontam 1.666.079 turistas internacionais entre janeiro e agosto de 2026, segundo os registros de chegadas ao país. O resultado coloca o Rio de Janeiro entre os principais destinos brasileiros para visitantes estrangeiros e reforça a importância da conectividade internacional do estado.
Dentro desse fluxo, a Argentina ocupa posição de destaque. Até agosto de 2026, 562.787 turistas argentinos chegaram ao Rio de Janeiro. O número representa uma parcela significativa do fluxo internacional recebido pelo estado e reforça a relevância do mercado argentino para a atividade turística fluminense.
“Em um momento de crescimento da chegada de visitantes internacionais, é importante que o turista encontre informação acessível para organizar sua viagem. A participação na FIT permite apresentar, de forma objetiva e útil, as possibilidades que o Rio de Janeiro oferece em suas diferentes regiões, ajudando o visitante a descobrir novos destinos e experiências além dos roteiros tradicionais”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Lucas Alves.
A presença na FIT também considera a importância dos mercados sul-americanos para o turismo do Rio de Janeiro. Argentina e Chile estão entre os principais mercados emissores de turistas para o estado, ao lado de países como Estados Unidos e França. No cenário nacional, a Argentina também lidera a emissão de turistas para o Brasil: foram 2.244.297 visitantes argentinos entre janeiro e agosto de 2026, enquanto o Chile respondeu por 547.601 chegadas no período.
Para o secretário Lucas Alves, a proximidade geográfica e a conectividade tornam a região estratégica para o turismo fluminense.
“Argentina e Chile são mercados importantes pela proximidade, pela conectividade e pelo histórico de relação com os destinos do Rio de Janeiro. Estar em uma feira como a FIT significa também oferecer informação diretamente a quem já tem interesse em viajar pela América Latina e apresentar opções de destinos para diferentes perfis de visitantes”, acrescentou.
Além das ferramentas interativas disponíveis no estande, um material impresso sobre as 12 regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro está sendo disponibilizado aos visitantes durante os dias da feira dedicados ao público final. A publicação reúne informações sobre destinos, atrativos e experiências de diferentes pontos do território fluminense, funcionando como um guia de consulta para quem deseja conhecer novas opções de viagem e planejar futuras visitas ao estado.
FIT reúne destinos, profissionais e público em Buenos Aires
A FIT América Latina até 29 de setembro, no complexo La Rural, em Buenos Aires. A participação do Rio de Janeiro permite, assim, aproximar informações turísticas dos visitantes e profissionais de um dos principais mercados emissores internacionais, ao mesmo tempo em que apresenta a diversidade das 12 regiões turísticas fluminenses e amplia o acesso a informações para quem deseja conhecer diferentes destinos do estado.
*O M&E viaja com Air Canada e proteção GTA







