Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Empregos / Serviços

Pequenos negócios criam mais de 2 milhões de vagas de emprego em 12 meses

empregos-shutterstock_403515793

Os pequenos negócios que mais criaram novos postos de trabalho, no mês de junho, são os que atuam no setor Serviços, no qual o Turismo está englobado

Os pequenos negócios, que no turismo respondem por 95% das agências de viagens, abriram mais de 2 milhões de vagas de emprego nos últimos 12 meses, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Caged do Ministério da Economia. O número corresponde a cerca de 72% dos empregos gerados no Brasil nos últimos 12 meses, quase três vezes superior ao das médias e grandes empresas.

“Esse resultado reforça ainda mais a necessidade de amparar os pequenos negócios e de trabalhar pela preservação de quem tem sido o motor da geração de empregos no país”, ressalta o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Ele destaca que há um ano as micro e pequenas empresas têm demonstrado a força na manutenção dos empregos e na diminuição da quantidade de desempregados e que todos os meses elas apresentam um saldo positivo de empregos.

Apenas no mês de junho de 2021, as MPE apresentaram um total de 871.197 admissões contra 654.801 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 216.396 empregos gerados. Esse montante equivale a 70% do total de empregos em todo território nacional. Já as médias e grandes empresas (MGE), realizaram 663.993 admissões contra 596.048 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 67.945 empregos, o que equivale a 21,9% do total de empregos gerados no Brasil.

Os pequenos negócios que mais criaram novos postos de trabalho, no mês de junho, são os que atuam no setor Serviços, no qual o Turismo está englobado e um dos mais afetados pela pandemia. Nesse período, essas empresas criaram 87,2 mil novas vagas, seguidas pela do Comércio com 63,2 mil, Indústria da Transformação com 30,9 mil, Construção Civil com 26,4 mil e Agropecuária com 5,9 mil.

Receba nossas newsletters