Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Pesquisa revela preocupação das empresas com custos de viagens corporativas

A redução de despesas em viagens de negócio ainda é necessária; aponta pesquisa realizada com 200 executivos do mundo todo pela Association of Corporate Travel Executives em conjunto com o Kotler Marketing Group em dezembro atesta essa realidade. No estudo intitulado “2010 Corporate-Travel Spend Plans & Tactics”; 55% dos pesquisados indicam que utilizarão a tecnologia para substituir parte das viagens.

Apesar disso; a solução nem sempre é a melhor escolha. “Os contatos virtuais podem não ser tão produtivos quanto as reuniões presenciais; geralmente necessárias para o fechamento de contratos e de conversas importantes com clientes.” diz André Webber; gerente de marketing da Tour House.

“Para ter uma economia efetiva; o ideal é combinar revisões nas políticas de viagem com um estímulo ao uso de tecnologias”; complementa Webber. “Em alguns casos mais radicais; empresas chegaram a determinar que todos os treinamentos sejam realizados por videoconferências; liberando viagens apenas para visitas a clientes”; exemplifica.

Webber também sugere que uma forma simples de reduzir os custos é inserir no formulário de solicitação de viagens um campo questionando se já foi verificada a possibilidade de substituir a viagem por uma videoconferência. “Este processo leva o solicitante à reflexão; o que já pode significar uma economia. No entanto; para resultados mais efetivos; vale a pena estabelecer políticas específicas; determinando os objetivos das viagens e restringindo aquelas que não forem realmente necessárias”; comentou.

Receba nossas newsletters