A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) abre as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, a principal premiação do turismo sustentável no Brasil. Os interessados podem inscrever suas iniciativas gratuitamente até 18 de junho, acessando o formulário disponível no site oficial da entidade.
Criado para reconhecer e impulsionar práticas inovadoras e responsáveis no turismo, o prêmio já recebeu mais de 1.000 inscrições ao longo de suas 12 edições e reconheceu 115 vencedores e 18 menções honrosas, abrangendo iniciativas de 22 estados e do Distrito Federal, e de todas as 5 regiões do país. Com ampla representatividade, 17% dos projetos vieram de operadoras associadas à Braztoa, 58% de parceiros de negócios e 25% de parceiros institucionais.
A premiação acompanha a evolução do setor, refletindo um turismo sustentável que integra impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos de forma equilibrada. Mais de 90% das iniciativas premiadas nas últimas edições contemplam ações ambientais e sociais, 85% incluem impacto econômico e 79% têm um viés cultural, demonstrando a força do turismo como agente de transformação.
Novidades na edição 2025
A partir desta edição, o prêmio adotará um critério temático anual. Trata-se de um critério especial, destacando um tema de alta relevância para o setor. A escolha da temática reflete a vontade de alinhar o prêmio com os desafios e oportunidades mais urgentes do turismo e, ao mesmo tempo, estimular o setor a se envolver ativamente com as necessidades e demandas locais e globais, criando soluções inovadoras e sustentáveis para um futuro melhor.
Em 2025, o destaque será para “Iniciativas que Contribuem com a Região Amazônica”. No entanto, o Prêmio não se limita nem se restringe a iniciativas voltadas para a Amazônia. Todos os projetos que se encaixam nas categorias existentes continuam sendo elegíveis, independentemente da região onde são desenvolvidos. O que muda é que as iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável da Amazônia receberão uma pontuação extra, considerando a importância desse bioma e sua conexão com a COP30, que será realizada no Brasil.
Além disso, uma nova categoria foi criada para ampliar as possibilidades de participação, sem substituir as já existentes “Governança/Gestão” e “Experiência/Produto”. A categoria “Comunidades Locais”, irá reconhecer iniciativas lideradas diretamente por povos originários, quilombolas, ribeirinhos e outras populações tradicionais. Seu objetivo é valorizar projetos que impulsionam o turismo sustentável a partir do protagonismo dessas comunidades, respeitando e fortalecendo suas culturas, modos de vida e desenvolvimento socioeconômico.
Podem se inscrever empresas, organizações, destinos e comunidades que desenvolvem projetos alinhados aos princípios da sustentabilidade no turismo. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia especial no mês de dezembro, em Belém (PA).
“O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reafirma nosso compromisso com a transformação do turismo brasileiro. O turismo tem o poder de transformar realidades, e queremos dar visibilidade às iniciativas que já estão fazendo essa diferença. Mais do que um reconhecimento, este prêmio é uma celebração das boas práticas e uma inspiração para toda a cadeia do turismo adotar uma postura mais sustentável e inovadora” afirma Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa. “Esta edição vem com um olhar especial para iniciativas que impactam a Amazônia, queremos destacar projetos que estão contribuindo com a região e suas comunidades, pois acreditamos que o turismo tem um papel fundamental na conservação e valorização desses territórios, e queremos impulsionar esse movimento”, complementou Marina.