SÃO PAULO – Durante o primeiro dia do Abav MeetingSP, realizado nesta quarta-feira (04), Luis Sobrinho, consultor da Invest SP e representante da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP), ressaltou o potencial do turismo regional como alternativa diante do câmbio elevado.
Segundo Sobrinho, o cenário atual apresenta desafios para viagens internacionais, mas também cria oportunidades para explorar destinos locais e valorizar experiências próximas. “Houve uma mudança de mentalidade após a pandemia; as pessoas estão mais dispostas a aproveitar a vida e viajar, seja em longas ou curtas distâncias”, destacou.
Sobrinho mencionou diversas opções no estado de São Paulo que atendem a diferentes perfis de turistas. Ele citou o Litoral Norte, o Vale do Paraíba – com Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal –, o Circuito das Águas, destinos como Socorro e Brotas, além de regiões menos exploradas, como Rubineia e Três Fronteiras, no alto Rio Paraná.
Ele também reforçou a importância da parceria entre o setor público e os agentes de viagem para consolidar São Paulo como um destino atrativo e competitivo. “O que queremos é que vocês, junto conosco, promovam o nosso estado, mostrando que, mesmo com o dólar alto, há muitas oportunidades no turismo de curta distância”, concluiu.