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Agências e Operadoras / Fotos

Tam anuncia à Abav Nacional redução de comissão para 2% e implanta D.U. internacional de 4% em outubro (veja fotos)

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A partir de 1º de outubro; as agências de viagens brasileiras receberão uma comissão fixa de 2% para as vendas de bilhetes aéreos internacionais da Tam. Nesse período; a companhia também disponibilizará a taxa DU. internacional no valor de de 4%. A proposta de um novo modelo de remuneração foi apresentada pelo vice-presidente Comercia e de Planejamento da Tam; Paulo Castello Branco e pelo diretor de Vendas; Klaus Kühnast; nesta quarta-feira (11/08) durante reunião da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional); em São Paulo.

Nesse período; a Tam pretende ainda igualar as comissões GR; referente às vendas ao governo. O valor estipulado ficaria entre 6% e 7% para todos os Estados brasileiros. Em São Paulo e Rio de Janeiro; essa taxa já é aplicada. No entanto; em Brasília; por exemplo; a Tam chega a pagar uma comissão de 9% a 10%. “Temos que agir para ganhar dinheiro; garantir nossa receita. Não podemos mais discutir comissão. Chegou o momento de se passar por cima dessa questão”; afirmou Klaus Kühnast; diretor de Vendas da Tam.

Essas medidas antecipam uma mudança maior e prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2011. A partir desta data; a Tam seguirá para um novo modelo e determinado pelo Ministério Público. A empresa flexibilizará as taxas D.U. tanto para vendas nacionais como  internacionais. O valor seria implementado pelo próprio agente de viagem no momento da emissão. A taxa máxima cobrada seria até 10% do preço do bilhete aéreo ou R$ 30. Não haveria mais comissão. “As agências teriam total arbítrio para estipular o valor que entende como justo pelo seu serviço. Acreditamos nas vendas pelo canal indireto e estamos sendo transparentes nessa relação”; pontou Castello Branco. 

As agências representam atualmente 74% das passagens comercializadas pela Tam. O vice-presidente ressaltou que a companhia não cobrará o valor de D.U. para bilhetes emitidos via website da Tam. Atualmente; esse canal é responsável por 18% das vendas totais da empresa. “Não há como precificar uma taxa para o site. Esse assunto não será mais discutido. Nosso compromisso será oferecer tarifas iguais em todos os canais de vendas – agências; call center; lojas e website. Vamos olhar para o futuro e ser práticos”; completou Kühnast.

O presidente da Abav Nacional; Carlos Alberto Ferreira; revelou ao MERCADO&EVENTOS que os associados à entidade foram pegos de surpresa com essas resoluções e que irão estudar uma contraproposta. “À princípio nos resta acatar a essa decisão. Durante dois anos e meio conseguimos adiar essa situação e temos mais um mês para nos adaptarmos da melhor maneira”; disse Ferreira. A Tam pretendia colocar em atividade essa nova taxa D.U. já no início de setembro. Segundo o dirigente; a Abav continuará buscando uma solução para remuneração por vendas pelo site.

    

Klaus Kühnast, Carlos Alberto Ferreira e Paulo Castello Branco

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