Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

80% dos brasileiros compram passagens nacionais até 90 dias antes da viagem, diz pesquisa

Aeroporto de Congonhas 1 80% dos brasileiros compram passagens nacionais até 90 dias antes da viagem, diz pesquisa

Já nos destinos internacionais, a antecedência é ainda maior (Pedro Menezes/M&E)

Quais são os hábitos atuais de compra do turista brasileiro para passagens aéreas em destinos nacionais e internacionais? De acordo com uma pesquisa da OTA Chalinga, 80% dos clientes brasileiros compram passagens aéreas para destinos nacionais com até 90 dias de antecedência. Já nos destinos internacionais, a antecedência é ainda maior. Cerca de 70% dos clientes reservam a data de voo com, em média, 180 dias de antecedência para destinos fora do Brasil.

Para Fernando Tanaka, CEO da Chalinga, entre os fatores que explicam os períodos de antecedência estão a diferença de valores em relação às reservas feitas de última hora, que podem ser substancialmente mais caras devido à análise do Yield Management, estratégia que visa maximizar a receita por assento, ajustando os preços com base na demanda, ou seja, quanto mais cheio o voo e mais próxima a data de embarque a tendência é que os valores aumentem.

ALTA NAS PASSAGENS AÉREAS – Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as tarifas de passagens aéreas subiram 47,24% no último ano. A alta se deve pelo valor do querosene de aviação e problemas de manutenção com as aeronaves. O preço mais alto obriga os brasileiros a se organizarem com antecedência para conseguir condições mais baixas e evitar as altas devido ao aumento da demanda.

Receba nossas newsletters