Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

AA inaugura voo diurno SP-Nova York e renova marca até o final do ano

Aeronave 777-200 é utilizada para operação do voo diurno SP-Nova York

Aeronave 777-200 é utilizada para operação do voo diurno SP-Nova York

Mais uma companhia aérea internacional cresce sua presença no Brasil. A American Arlines (AA) iniciou nesta terça-feira (02/10) um segundo voo diário para Nova York saindo de São Paulo. “Nossa operação para Nova York é a mais lucrativa de todas. Temos uma grande demanda no segmento de cargas, uma tarifa competitiva e uma ocupação na classe executiva. Esses fatores contribuíram para que conseguíssemos aumentar nossas frequências para este destino”, revelou Dilson Verçosa, diretor de vendas e marketing Brasil da American Airlines. O executivo detalhou os planos de expansão da companhia no país em encontro com a imprensa especializada. O MERCADO&EVENTOS embarcou no voo inaugural e visita até a próxima sexta-feira (05/10) os principais atrativos de Nova York.

Essa segunda frequência diária e direta é realizada no período diurno. A aeronave sai às 07h40 do aeroporto internacional de Guarulhos, pousando no aeroporto internacional de JFK às 16h35. O voo dura 09h20. A volta parte de Nova York às 10h, chegando em São Paulo às 20h45. “Ao contrário de nosso atual voo noturno que tem condições de atender, a partir de conexões, passageiros do Brasil todo, essa operação diurna será dedicada ao mercado local de São Paulo e de Nova York. Também estamos atendendo a uma preferência do americano por voar nesse horário”, explicou Verçosa. Essa rota é operada com o boeing 777-200 e partiu com 110 passageiros. O processo de pedido do novo voo e a autorização dos órgãos americanos, da Infraero e da Anac demorou cerca de um ano. “Incluimos a nova operação em nosso sistema de distribuição há dois meses e acreditamos muito no sucesso”, acrescentou.

A American também opera uma rota direta para Nova York saindo do Rio de Janeiro. Durante a alta temporada brasileira – dezembro de 2012 a 1º de março de 2013 – essa operação passa a ser diária. A partir de 15 de dezembro, a empresa aérea terá uma oferta total de 111 frequências semanais ligando o Brasil aos Estados Unidos. “Ultrapassamos a quantidade estabelecida há quatro anos pelo acordo bilateral. Naquela época, tinhamos apenas dois voos diários. Hoje, subimos para sete frequências diárias”, ressaltou o diretor. No mês que vem, as rotas Salvador-Miami e Recife-Miami serão realizadas cinco vezes por semana. Para o início de dezembro, a companhia confirmou a entrada de uma segunda frequência diária entre o Rio e Miami e mais opções de voos saindo de Belo Horizonte e Brasília para a cidade da Flórida e que, atualmente, contam com quatro voos semanais cada uma.

Nova Frota e Marca
– A American Airlines tem grandes expectativas de lucro para o primeiro trimestre do ano que vem. Esse otimismo é sustentado pela chegada de novas aeronaves à malha e novos serviços a bordo. A empresa comprou 416 aviões e os primeiros equipamentos serão entregues a partir de 2013. A cidade de São Paulo, inclusive, será a primeira no mundo a receber um novo modelo de boeing 777-300 no voo para Dallas. “Nessa aeronave, vamos instalar um bar entre a primeira classe e a executiva”, adiantou Verçosa. Em 16 dezembro, a American terá, ao todo, quatro voos por semana para Dallas partindo de cidades brasileiras. Também em 2013, estão programadas a vinda de aeronaves Airbus. “Já para o final de 2014, em outubro, especificamente, começamos a receber os modelos de última geração do 787”, contou.

A proposta, segundo o diretor, é substituir os boeing 757 utilizados nas rotas para o Nordeste por aeronaves Airbus em um prazo de até dois anos. Os aviões 787, por sua vez, entrarão no lugar dos modelos 767-300 operados no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Enquanto essas mudanças não ocorrem, a companhia investe em renovação de serviços. A partir de janeiro do ano que vem, a American começa a troca de assentos na classe executiva – elas se transformarão em verdadeiras camas e a primeira classe será eliminada em determinadas rotas. Além disso, todos os voos de longa distância da companhia contará com wifi. Esse produto já é oferecido nos voos domésticos da empresa nos Estados Unidos. Antes disso, no entanto, a American deve anunciar a esstruturação de sua marca. “Isso acontecerá até o final do ano”, garante Verçosa, mencionando que essa renovação de branding eliminará a cor prateada da pintura dos aviões da American Airlines. “A companhia tem mais de 85 anos e a última modernização foi feita há muito tempo. Esse é o momento certo”, justficou.

Leila Melo, de Nova York

Receba nossas newsletters