Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Abear, Anac, MInfra, FAB, aéreas e aeroportos renovam acordo para transporte gratuito de órgãos

WhatsApp-Image-2022-10-20-at-10.48.01-AM

Reunião que marcou a renovação do acordo (Divulgação/MInfra)

Um novo Acordo de Cooperação para Transporte de Órgãos e Tecidos foi assinado entre a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), empresas aéreas, aeroportos, Ministério da Infraestrutura (MInfra), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Força Aérea Brasileira (FAB), nessa quinta-feira (20).

Em oito anos de parceria e colaboração da aviação nacional, foram transportados gratuitamente cerca de 57 mil órgãos, tecidos, itens para transplantes e equipes médicas, que contribuíram para o sucesso de um dos maiores programas de transplante de órgãos do mundo, parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora de relações institucionais da Abear, Jurema Monteiro, representou a associação no evento e na assinatura do acordo. Na ocasião, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, foi homenageado durante a cerimônia pela criação do Programa Asas do Bem, que desde 2014 contribui diretamente para o transporte gratuito dos itens pelas associadas da Abear, além de promover a importância da doação de órgãos.

“Participar do programa de doação de órgãos é motivo de orgulho para a Abear e suas associadas. Além de conectar pessoas e destinos, as empresas aéreas contribuem com ações como essa, que salvam vidas. Essa renovação do acordo de cooperação é muito importante para o desenvolvimento do nosso país e para as pessoas que precisam dessa iniciativa. Seguimos juntos!”, afirma Sanovicz.

ASAS DO BEM – O Programa Asas do Bem conta com o esforço de companhias aéreas, Ministério da Saúde, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, aeroportos concessionados e Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).

Receba nossas newsletters