Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aviação brasileira celebra recorde de oferta e demanda em janeiro; Gol lidera

BRASIL - BRASILIA -BSB - 24/09/2015 - EC - AVIACAO COMERCIAL: CEUS FECHADOS: Avioes fazem o sequenciamento antes da decolagem no aeroporto internacional de Brasilia. O governo brasileiro vem retardando a ratificacao de acordos internacionais que aumentariam a concorrencia no setor aereo brasileiro e poderiam reduzir tarifas de passagens para os turistas que vao ao exterior. Em outubro, vence o periodo previsto de quatro anos para que o Brasil ratificasse o acordo celebrado em 2011 com os EUA chamado de Open Skies. FOTO ANDRE COELHO / Agencia O Globo

Exatos 8,7 milhões de passageiros foram transportados nos primeiros 31 dias do ano

As boas notícias para a aviação comercial brasileira continuam. Após uma retomada satisfatória no fim de 2017, as estatísticas de oferta, demanda, volume de passageiros voltaram a apresentar uma alta generalizada em base anual de comparação no primeiro mês de 2018. Em comparação com janeiro de 2017, a demanda por viagens aéreas cresceu 2,87%, desempenho um pouco superior à expansão da oferta, que viu uma ampliação de 2,42%.

Exatos 8,7 milhões de passageiros foram transportados nos primeiros 31 dias do ano, volume 2,33% maior do que no ano passado. O aumento da demanda mais forte do que o da oferta proporcionou uma melhoria de 0,37 ponto percentual na taxa de ocupação média das aeronaves, que foi de 84,73% no mês. As informações são da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que informa ainda que o resultado é recorde para janeiro e para qualquer mês na série de acompanhamento da aviação doméstica.

Em nota, a Abear informa que o “transporte doméstico abriu 2018 mantendo a tendência de recuperação do seu melhor momento”. Outro indicador confirma a democratização do avião e sua preferência pelos consumidores: no confronto dos dados de passageiros transportados em linhas regulares por via aérea ou rodoviária em deslocamentos interestaduais de longa distância, de janeiro a setembro, voar foi a escolha de quase 70% das pessoas. Esse é o maior nível de preferência desde que o transporte aéreo se tornou majoritário, ainda em 2009.

Participação do mercado doméstico em janeiro de 2018:

GOL: 38,76%
LATAM: 30,31%
AZUL: 18,16%
AVIANCA: 12,77%

aviação domesticoMERCADO INTERNACIONAL

A demanda por transporte aéreo teve crescimento de 14,20% em relação a janeiro de 2017, com a oferta avançando 16,38%. Com o aumento da capacidade um pouco acima procura, o fator de aproveitamento teve piora de 1,64 ponto percentual, ainda em nível excelente de eficiência operacional de 85,66%.

O volume de passageiros internacionais nas aéreas brasileiras já se aproximou da casa de um milhão nesse mês de alta temporada: foram 912 mil clientes atendidos em janeiro, total 17,02% superior ao ano passado.

Participação do mercado internacional em janeiro de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 66,70%
AZUL – 14,94%
GOL – 12,63%
AVIANCA – 5,73%

aviação inter

Receba nossas newsletters