Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Academia de Serviços da Tam comemora 10 anos

Treinamento de comissários de bordo na Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro da Tam

Treinamento de comissários de bordo na Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro da Tam


A Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro acaba de completar dez anos de atuação. Coordenando todos os cursos teóricos e práticos aplicados na Tam, a academia é responsável por qualificar todos os colaboradores da empresa e, atende uma média de 800 pessoas diariamente.

Mais de 29 mil colaboradores recebem treinamento anualmente no centro localizado em São Paulo e, Carolina Duque, diretora de desenvolvimento humano e organizacional da Tam conta que a academia teve aumento de 24% nos investimentos em treinamentos. “Foram investidos 32 milhões de reais em treinamentos com 290 mil horas de cursos e palestras e 78 mil horas de cursos presenciais, um aumento de 20% no fluxo de cursos em relação a 2010”, afirma.

O centro, criado em novembro de 2011, pelo comandante Rolim Amaro, fundador da Tam, teve a intenção de reunir todas as atividades pedagógicas da companhia visando excelência e novos desafios. De acordo com o Comandante Grant, diretor de operações e treinamento operacional da Tam, há cinco anos a Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro recebeu a certificação única de centro de treinamento da Anac. “Somos um centro de excelência e muitas empresas do exterior procuram treinamento na Tam. Não ensinamos o piloto a voar, mas exigimos uma experiência de 800 a 1.000 horas de voo e para os não graduados, no mínimo 1.200 horas de voo”, conta.

“O piloto aprende os equipamentos da aeronave, preparação para a rotina de voo e no simulador ele treina quatro horas por 45 dias para então, ter o exame prático. A Tam investe cerca de 30 mil dólares só nos treinamentos para pilotos”, exemplifica Grant.

Existem oito simuladores de voo no Brasil, todos em São Paulo, e de acordo com Grant, a Tam não depende da estrutura internacional apesar de precisar dela. “A Tam tem um contrato que garante cerca de 12 mil horas de voos por ano no simulador. Temos 2.300 pilotos e coopilotos que atuam na companhia”, exemplifica.

Além dos pilotos, o treinamento para os comissários de bordo também fazem parte da academia. O curso inicial leva 56 dias independente da experiência prévia do candidato e, atualmente a Tam tem 6.500 comissários. “Temos 500 comissários fazendo todo mês a reciclagem do curso. Eles têm treinamentos que contam com conhecimento de operação de aeronaves, emergências gerais, primeiros socorros, incêndio, sistemas de entretenimento instalados a bordo e também participam de voos de acompanhamento”, conclui Marcos Torres, coordenador de treinamento técnico de comissários da Tam.

A partir de janeiro de 2012 a academia inicia o curso preparatório para instrutores. Além do curso, a Tam trabalha com o ciclo de conhecimento. Palestras sobre diversas áreas presentes na companhia que acontece desde 2010 a cada dois ou três meses.

Ana Elisa Teixeira

Receba nossas newsletters