Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Feiras e Eventos / Política

ACI convoca governos e instituições financeiras para ajudar a zerar emissão de CO2 na aviação

john mcarthur 8KLLgqHMAv4 unsplash ACI convoca governos e instituições financeiras para ajudar a zerar emissão de CO2 na aviação

ACI insta os governos a fornecer o suporte técnico e econômico necessário e a estrutura regulatória necessária para apoiar a transição energética do setor aeroportuário (John Mcarthur/Unsplash)

A Assembleia Geral Anual Mundial (Waga) do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), que atraiu mais de 800 delegados a Barcelona, Espanha. entrou em acordo sobre as principais resoluções relacionadas a transição de energia mais limpa e ameaças cibernéticas, refletindo as prioridades dos aeroportos na construção de um ecossistema de aviação sustentável e resiliente.

Reconhecendo a necessidade de ação coletiva para cumprir a meta de emissões líquidas zero de CO2 até 2050, a Resolução “Liderar por meio de uma transição energética mais limpa e práticas robustas de ESG”, convoca a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) e os governos a trabalharem com todas as instituições financeiras para facilitar o acesso ao financiamento sustentável para a aviação e estimular o desenvolvimento do Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

A ACI insta os governos a fornecer o suporte técnico e econômico necessário e a estrutura regulatória necessária para apoiar a transição energética do setor aeroportuário. Já os aeroportos são convocados a adotar  práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) robustas de acordo com suas circunstâncias específicas, envolver-se com a ACI no desenvolvimento da Estrutura Global ESG do Aeroporto e participar de esforços globais para acelerar a implantação do SAF.

Ameaças cibernéticas na aviação

Reconhecendo que a indústria da aviação depende de sistemas interconectados e tecnologias avançadas e que eles podem ser vulneráveis a ameaças cibernéticas crescentes, a Resolução “Afirmando o compromisso do aeroporto de lidar com as ameaças cibernéticas em evolução na aviação” reconhece as ações já tomadas pelos aeroportos e apela a todos partes interessadas da aviação para fortalecer suas medidas de conscientização e mitigação nesta área.

A Resolução insta governos, organizações internacionais e partes interessadas relevantes a alavancar os padrões e estruturas internacionais existentes sobre segurança da informação e segurança cibernética no desenvolvimento de estruturas, padrões e diretrizes de segurança cibernética da aviação. Também pede aos governos que implementem as medidas necessárias para apoiar o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada em segurança cibernética na aviação.

Receba nossas newsletters