
As ações da Gol Linhas Aéreas (GOLL4) registraram forte valorização nesta segunda-feira (9) na B3, refletindo o otimismo dos investidores após a conclusão do processo de recuperação judicial da companhia nos Estados Unidos. O movimento surpreendeu o mercado, com os papéis chegando a subir mais de 20% em determinado momento do pregão, o que levou à interrupção temporária das negociações (leilão) por volta das 11h.
Às 11h40, as ações ainda operavam em alta de 11%, cotadas a R$ 1,22, com um volume financeiro negociado superior a R$ 35 milhões — valor que já ultrapassava o giro total registrado na última sexta-feira (6). No acumulado dos últimos 30 dias, os papéis da Gol somam uma valorização próxima a 44%.
O fim do processo de recuperação judicial, iniciado em janeiro do ano passado sob o Chapter 11 nos Estados Unidos, foi oficialmente comunicado pela Gol no final da semana passada. Com essa etapa superada, a companhia direciona seus esforços para reconquistar a participação de mercado perdida nos últimos anos, em decorrência das dificuldades financeiras enfrentadas.
Paralelamente, a controladora Abra ampliou sua participação acionária na Gol, passando a deter cerca de 80% das ações — um aumento significativo em relação aos 53,6% registrados no fim de março, o que reforça o domínio sobre a gestão da empresa.
Esse novo capítulo da Gol sinaliza uma retomada robusta, com impactos positivos esperados para o setor aéreo e o turismo corporativo, especialmente pela retomada dos voos e a expansão das operações domésticas.







