Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aena Brasil já constata melhora na avaliação de passageiros do aeroporto de Congonhas

Congonhas agora e administrado pela Aena Brasil Aena Brasil já constata melhora na avaliação de passageiros do aeroporto de Congonhas

A nota média era de 7,80. Na segunda pesquisa, realizada no mês de dezembro e após dois meses sob gestão da Aena, a nota média subiu para 7,98 (Pedro Menezes/M&E)

A avaliação dos passageiros do aeroporto de Congonhas sobre a qualidade dos serviços prestados apresentou melhora nos primeiros meses sob a nova gestão da Aena. A concessionária assumiu a administração do terminal da capital paulista em outubro. Já nos primeiros dias, foi realizada uma primeira pesquisa para monitorar a percepção dos passageiros. Na ocasião, a nota média ficou em 7,80. Na segunda pesquisa, realizada no mês de dezembro e após dois meses sob gestão da Aena, a nota média subiu para 7,98.

As principais evoluções ocorreram na disponibilidade de banheiros (de 3,91 para 4,03 – em uma escala de 0 a 5), limpeza geral do aeroporto (de 4,11 para 4,18), limpeza dos banheiros (3,75 para 3,79), indicação de caminhos (4,16 para 4,19) e informações de voos (4,10 para 4,13). Apesar das melhorias nesses indicadores durante os primeiros meses de gestão, alguns ainda estão aquém da meta estabelecida pela Anac e dos padrões da própria concessionária.

A Aena entende que ainda há muitos desafios a serem superados e já tem planos de adequação para atingir todas as metas exigidas. Esses padrões, que não eram medidos anteriormente, foram estabelecidos com a concessão do aeroporto justamente para avaliar as melhorias implementadas e a solução dos problemas do passado.

Alguns pontos avaliados nas pesquisas de percepção de clientes precisam da construção do novo terminal de passageiros. É o caso, por exemplo, do embarque por meio de fingers. Hoje, Congonhas conta com apenas 12 dessas pontes de embarque, mas elas serão ampliadas para 19 após os investimentos da Aena. A empresa conta com um projeto grandioso de diversas melhorias de curto, médio e longo prazo.

Entre as melhorias imediatas, a Aena conta com um projeto de ampliação da atual sala de embarque remota, aquisição de novos ônibus para o transporte de passageiros, ampliação da oferta comercial com abertura de novas Salas VIPs, novos restaurantes e ampliação e modernização dos banheiros. As obras estão em processo de licitação para execução em 2024.

Uma outra preocupação da concessionária está relacionada ao conforto térmico dos passageiros. A Aena irá implementar, ainda no primeiro semestre de 2024, um projeto de adequação do sistema de condicionamento, exaustão e renovação de ar do atual terminal, a fim de melhorar o conforto dos passageiros. Com essa finalidade, foi contratada uma empresa para elaboração do projeto de engenharia para o retrofit e adequação do sistema de refrigeração. A previsão é que as obras ocorram entre março e junho deste ano.

Receba nossas newsletters