Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Aena finaliza ampliação e modernização do aeroporto de João Pessoa; capacidade cresce 80%

Aeroporto JoaoPessoa 07032024 ₢RafaelPassos 452 Aena finaliza ampliação e modernização do aeroporto de João Pessoa; capacidade cresce 80%

O terminal também ganha uma nova área internacional reversível e equipamentos tecnológicos, adequando-se ao padrão internacional da Aena (Rafael Passos)

A Aena inaugurou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB). Com melhorias estruturais, o aeródromo incrementa em 80% sua capacidade operacional. O terminal também ganha uma nova área internacional reversível e equipamentos tecnológicos, adequando-se ao padrão internacional da Aena.

Veja a galeria de fotos abaixo

“Já concluímos Maceió, Juazeiro do Norte, Campina Grande e Recife. O de João Pessoa é o quinto aeroporto que inauguramos no Nordeste e estamos finalizando os preparativos para a entrega do sexto, Aracaju (SE). Em 2023 assumimos a gestão de mais 11 equipamentos, formando uma rede de 17 aeroportos que operam em total sinergia em nove estados brasileiros. Queremos que em cada um deles seja percebida a combinação harmoniosa entre a cultura local e o padrão internacional de conforto e atendimento da Aena”, afirma Santiago Yus, di retor presidente da Aena Brasil.

PISTA E PÁTIO – O Aeroporto de João Pessoa recebeu investimentos importantes no chamado “lado ar”, menos visível aos passageiros, que engloba pistas de taxiamento, de pouso e decolagem, e pátios de estacionamento de aeronaves. Houve um aumento significativo na segurança operacional com a requalificação total dos pátios, que ganham 11 mil m² adicionais, e pistas, agora com nova iluminação, áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras, equipamento de auxílio na navegação PAPI (precision approach path indicator) e RESAs (sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas).

Aeroporto JoaoPessoa 07032024 ₢RafaelPassos 499 Aena finaliza ampliação e modernização do aeroporto de João Pessoa; capacidade cresce 80%

O Aeroporto de João Pessoa recebeu investimentos importantes no chamado “lado ar”, menos visível aos passageiros, que engloba pistas de taxiamento, de pouso e decolagem, e pátios de estacionamento de aeronaves (Rafael Passos)

TERMINAL – Houve a transformação na fachada, que passou a contar com um novo espaço de convivência decorado por um colorido mural de arte urbana. Também foi realizado o reordenamento dos acessos, que deu mais fluidez ao tráfego e à circulação de pedestres e veículos. Dentro do terminal, as salas de embarque e desembarque dobraram de tamanho. Houve ainda a implantação de dois fingers e de. Além disso, dois fingers oferecem mais conforto e acessibilidade para os passageiros. Outra novidade é a aquisição e implantação de equipamentos e sistemas mais modernos, como leitores eletrônicos de cartões de embarque e de passaportes, sistemas automatizados de bagagem e novos equipamentos de raios-x.

MIX COMERCIAL – A Aena mudou também o conceito comercial do Aeroporto, entregando um mix de lojas qualificado, com mais opções de compras, serviços, cafés restaurantes e uma sala VIP para oferecer mais comodidade aos usuários do equipamento e atender a demanda de diferentes perfis de consumo. Além disso, o saguão ampliado recebeu novos banheiros, pisos e a otimização dos fluxos de circulação.

“Quem já tinha vindo ao Aeroporto de João Pessoa alguns anos atrás nem vai reconhecer o local, que está transformado, mas mantendo larga margem para ampliar a operação. Buscamos proporcionar um espaço onde os turistas se sintam bem acolhidos e os paraibanos sintam orgulho, vendo sua característica receptividade refletida em ambientes acolhedores, modernos, bonitos e amplos. As mudanças incluem também o uso de energia limpa, otimização dos serviços de coleta e reaproveitamento de água, dentro dos padrões internacionais de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente que são uma das assinaturas da Aena”, afirma Jorge Odir, diretor do Aeroporto Internacional de João Pessoa.

GALERIA:

Foto: Rafael Passos

Receba nossas newsletters