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Aviação

Aéreas da Am. Latina e Caribe precisarão de 2.300 aeronaves até 2033

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De acordo com a mais recente Global Market Forecast (GMF) da Airbus, companhias aéreas latino-americanas e caribenhas precisarão de 2.294 novas aeronaves de passageiros e carga entre 2014 e 2033, no valor estimado de US$ 292 bilhões. Globalmente, até 2033, cerca de 31.358 novos aviões de passageiros e carga, no valor aproximado de US$ 4,6 trilhões, serão necessários para atender à futura demanda robusta de mercado.

A América Latina e o Caribe estão hoje entre as regiões mais urbanizadas do mundo. O PIB local atualmente está crescendo 3,9% ao ano, uma taxa acima da média mundial de 3,2% ao ano. Nos próximos 10 anos, a economia na América Latina e no Caribe deve superar o desempenho da média mundial, e a previsão é de que a classe média praticamente irá crescer mais de 40%, em 2033, de 278 milhões para 398 milhões de pessoas.
 
Uma economia forte e uma classe média em crescimento montaram o cenário para que o tráfego da região cresça em média 4,9% ao ano nos próximos 20 anos, superando a média mundial de 4,7%. Como resultado, fluxos de tráfego no Brasil, entre Estados Unidos e América do Sul e entre Europa Ocidental e América do Sul, crescerão e ficarão entre os 20 maiores do mundo em 2033.
 
“Com relação ao mercado de longa distância, enquanto companhias aéreas europeias e norte-americanas transportam quase 40% do tráfego, as principais latino-americanas e caribenhas levam apenas 19%, transferindo receita valiosa a concorrentes estrangeiros”, afirmou Rafael Alonso, presidente da Airbus para América Latina e Caribe. “Neste ano, finalmente estamos vendo empresas latino-americanas se reposicionarem para capturar o tráfego internacional, mas ainda há um potencial enorme para que empresas regionais aumentem sua participação de mercado em rotas de longo alcance.”

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