Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Vídeos

Aeroméxico entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

O lançamento da nova ferramenta deve facilitar a reserva e compra de voos da companhia (Foto: Divulgação)

As operações continuarão normalmente mesmo após a empresa iniciar sua revisão financeira dentro do processo de RJ (Divulgação)

A Aeroméxico entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em função dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A principal companhia aérea do México anunciou nessa terça-feira (30/6) a candidatura para iniciar a reestruturação sob o Capítulo 11 (Chapter 11), o que permitirá que continue com suas operações. De acordo com a Aeroméxico, o processo fortalece sua posição financeira e liquidez.

As operações continuarão normalmente mesmo após a empresa iniciar sua revisão financeira dentro do processo de RJ. Os passageiros ainda podem voar usando os bilhetes existentes e os funcionários continuarão sendo pagos como de costume, de acordo com a própria companhia. “Prentedemos usar este processo para fortalecer nossa posição financeira, obter novos financiamentos e aumentar nossa liquidez”, afirmou o CEO da Aeroméxico, Andrés Conesa.

Uma semana antes, a companhia mexicana tinha descartado o pedido de recuperação judicial. A Aeroméxico afirmou que “expandirá o serviço de voo” iminentemente, com planos de dobrar seus voos domésticos e quadruplicar a capacidade internacional em julho, em comparação com os níveis do mês passado, quando as viagens aéreas começarem a se recuperar em alguns países.

“Nosso setor enfrenta desafios sem precedentes devido a quedas significativas na demanda por transporte aéreo”, afirmou o CEO da Aeroméxico. “Estamos comprometidos em tomar as medidas necessárias para que possamos operar efetivamente nesse novo cenário e estar bem preparados para um futuro de sucesso quando a pandemia da Covid-19 fizer parte do nosso passado”, completou.

A Aeroméxico também pretende continuar contratando bens e serviços de seus fornecedores e espera manter acordos comerciais atuais com várias companhias aéreas, incluindo sua aliança estratégica com a Delta Air Lines. A companhia está em negociações para contratar novos financiamentos preferenciais, como parte da reestruturação dentro do processo de reorganização (conhecido como financiamento DIP). A Aeroméxico está confiante de que finalizará os compromissos formais para o financiamento do DIP que, juntamente com o caixa disponível e sujeito à aprovação do Tribunal, fornecerão liquidez suficiente para que cumpra suas obrigações futuras.

Como muitas companhias aéreas, a Aeroméxico foi forçada a limitar suas operações, à medida que a demanda por viagens aéreas despencava. A empresa é a mais recente operadora latino-americana a pedir recuperação judicial. Em maio, a Latam e a Avianca também iniciaram processos de recuperação judicial, citando a queda nos negócios devido à pandemia.

Receba nossas newsletters