Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Afonso Pena terá nova pista para receber voos diretos de Europa e EUA

ffd36bec0beba9f01dfe469353fa2172-afonsopenainfraero090316

O Aeroporto Afonso Pena hoje conta com duas pistas para pousos e decolagens (Reprodução/Festuris)

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, ganhará uma nova pista de pousos e decolagens com cerca de 3 mil metros de extensão, capaz de receber aeronaves provenientes de Europa e Estados Unidos em voos diretos. A construção foi articulada pelo Governo do Estado do Paraná e Secretaria Nacional de Aviação Civil, e será incluída no novo edtial de concessão do aeroporto. A gestão estadual informou que a licitação para concessão está prevista para o fim de 2020.

O prazo de implantação da pista será de 60 meses (5 anos) após o início do contrato de exploração do terminal. Com a nova pista, as aeronaves poderão operar no Afonso Pena em qualquer turno, diurno ou noturno, com a ajuda de sistema de pouso por instrumentos. Elas também poderão decolar com carga máxima de combustível, mesmo a 900 metros de altitude.

O Aeroporto Afonso Pena hoje conta com duas pistas para pousos e decolagens. A maior delas tem 2,2 mil metros de extensão, mas não é apta para grandes decolagens devido a altitude do aeroporto em relação ao nível do mar, segundo o governo. Em 2019, mais de 6,5 milhões de passageiros passaram pelo terminal.

Receba nossas newsletters