A Air France testou no último dia 3 de setembro o manuseio de rampa (handling) de um voo entre Paris e Delhi usando motores totalmente elétricos produzidos pela startup francesa Carwatt e TLD. Alguns desses equipamentos e veículos são certificados pela Solar Impulse Foundation – da qual a Air France é parceira – por seu valor ecológico e econômico. Foram usados:
- Para o suprimento de ar da aeronave: ar condicionado modelo Lebrun TLD,
- Para a transferência de bagagem do terminal para a aeronave: trator elétrico Charlatte,
- Para carregamento de bagagem: esteira de bagagem elétrica CARWATT,
- Para carregamento de carga, um carregador elétrico TLD para cargas pesadas,
- Push-back por um trator elétrico da TLD sem barra de reboque.
O voo Paris-Delhi realizado no dia 3 de setembro de 2020 foi operado pelo Airbus A350, aeronave que consome 25% menos combustível. O mesmo tipo de aeronave voa atualmente cinco vezes por semana entre Paris e São Paulo.
“Apoiar a inovação e mobilizar seu ecossistema para desenvolver soluções econômicas e ecologicamente viáveis são umas das prioridades principais da política de desenvolvimento sustentável da Air France. A companhia, portanto, apoia o desenvolvimento de aeronaves, veículos e equipamentos inovadores que ofereçam alternativas ao uso de combustíveis fósseis”, informou a empresa.
A parceria entre a Air France e a Carwatt, lançada em 2017, combina eletrificação e economia circular, com a transformação de antigas esteiras de bagagem em elétricas com baterias de íons de lítio de segunda vida. A TLD, fornecedora e parceira de longa data da Air France, está usando o hub da Air France em Paris-Charles de Gaulle como campo de testes para o desenvolvimento de seus equipamentos.
Os engenheiros da Air France e da TLD em breve testarão a abordagem de aeronave autoguiada em condições reais para os novos carregadores elétricos usados para carregar cargas a bordo de aeronaves.
No final de 2020, cerca de 60% dos equipamentos e veículos de pista utilizados pela Air France nos aeroportos onde a companhia opera seu próprio equipamento (Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly e escalas da companhia na França continental) será elétrica. Essa taxa subirá para 90% em 2025, possibilitando a economia de 10 mil toneladas de emissão de CO2 por ano. Até 2030, a Air France pretende tornar suas operações terrestres neutras em carbono.