Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Tecnologia

Air France opera primeiro voo do mundo com tecnologia Li-Fi

Pela primeira vez na história, a tecnologia Li-Fi foi testada a bordo de um voo comercial, realizado entre Paris-Orly e Toulouse pela Air France, em parceria com a Latécoère e Ubisoft

Pela primeira vez na história, a tecnologia Li-Fi foi testada a bordo de um voo comercial, realizado entre Paris-Orly e Toulouse pela Air France

A Air France testou o primeiro voo equipado com a tecnologia Li-Fi (Light Fidelity), a bordo do voo comercial AF6114 operado por uma aeronave Airbus A321 de Paris-Orly para Toulouse. Como parte de seu compromisso de pesquisar novos serviços de bordo para seus clientes, a Air France recebeu os jogadores, finalistas da “Air France Trackmania Cup”, desenvolvida pela Ubisoft, que competiram durante o voo.

A Air France e Latécoère estão atualmente testando a facilidade com que essa tecnologia pode ser integrada e certificada em voos comerciais. A infraestrutura Li-Fi, instalada em 12 assentos no Airbus A321 da Air France, tem muitas vantagens, como por exemplo a troca de dados multimídia completamente estável a uma velocidade muito alta e latência muito baixa; a redução no peso da aeronave e, portanto, no consumo de combustível, devido à substituição dos cabos de cobre pela tecnologia de fibra óptica.

“Este primeiro voo equipado com nossa tecnologia Li-Fi é um passo importante na implantação dessa tecnologia no mercado aeronáutico. Estamos convencidos de que o Li-Fi revolucionará a conectividade em voo nos próximos cinco anos. Estou particularmente satisfeito com o trabalho realizado em colaboração com as equipes de engenharia e manutenção da Air France-KLM, que realizaram o trabalho de certificação da solução e sua integração na cabine em tempo recorde”, acrescentou Yannick Assouad, CEO da Latécoère.

Em colaboração com a Ubisoft, a companhia aérea e o fabricante de equipamentos organizaram a final do torneio “Air France Trackmania Cup”, lançado no Paris Air Show em junho de 2019. Os finalistas competiram nesta versão personalizada do jogo Trackmania² Stadium. O vencedor do torneio recebeu dois bilhetes de ida e volta entre Paris e Montreal para uma excursão privada ao Ubisoft Studios e uma seleção de produtos Razer.

Receba nossas newsletters