Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Air France realiza primeiro voo de longa distância com combustível sustentável

unnamed

O A350 usado para o voo consome 25% menos combustível do que seu antecessor

Air France-KLM realizou seu primeiro voo de longo curso movido a Combustível Sustentável de Aviação (SAF) 1 produzido na França. O voo AF342 da Air France decolou do Terminal 2E do aeroporto Paris-Charles de Gaulle para Montreal pela primeira vez com seus tanques cheios com combustível sustentável de aviação produzido nas fábricas francesas da Total, nessa terça-feira (18). A ação contou com a parceria da Airbus.

Nenhuma modificação na infraestrutura de armazenamento e distribuição, aeronaves ou motores é necessária para incorporar biocombustíveis. Sua introdução gradual em todo o mundo deve reduzir significativamente as emissões de CO2 do transporte aéreo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O A350 usado para o voo consome 25% menos combustível do que seu antecessor.

O biocombustível utilizado para este voo foi feito a partir de lixo e resíduos provenientes da economia circular. A Total produziu o SAF a partir de óleo de cozinha usado em sua biorrefinaria La Mède, no sul da França, e em sua fábrica de Oudalle, perto de Le Havre, sem usar nenhum óleo vegetal virgem.

A legislação francesa exige que as aeronaves usem pelo menos 1% de SAF até 2022 para todos os voos com origem na França, à frente da ambição europeia programada para aumentar gradualmente até 2% até 2025 e 5% até 2030, como parte do “Acordo Verde Europeu”.

“Por muitos anos, o Grupo Air France-KLM se comprometeu a reduzir sua pegada ambiental. Junto com a renovação de nossa frota, os combustíveis sustentáveis de aviação constituem nossa principal alavanca a médio prazo para reduzir pela metade as nossas emissões de CO2 por passageiro/km até 2030. Estas duas ações são, portanto, centrais para a nossa estratégia, juntamente com a eco pilotagem e a obtenção de operações terrestres neutras em carbono”, disse Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM.

Receba nossas newsletters