Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Feiras e Eventos

Airport National Meeting 2021: Brasil permanece muito significativo para concessões

unnamed

Ao fazer um balanço dos 10 anos do programa de concessões, eles destacaram as ondas de avanços de cada fase e concluíram que o potencial de mercado do Brasil permanece muito significativo

Executivos de algumas das mais importantes concessionárias de aeroportos compartilharam, no segundo dia de programação do Airport National Meeting 2021, sua preocupação com a morosidade no encaminhamento das reformas administrativa e tributária e o peso negativo do tema na manutenção da competitividade do setor aeroportuário brasileiro.

A presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal; o diretor Executivo de Novos Negócios da CCR S.A., Gustavo do Canto Lopes, e o diretor-presidente da Centro-Oeste Airports, Marco Antonio Migliorini, participaram do painel Ambiente de Negócios do Brasil: Oportunidades e Desafios para Investidores Internacionais e revelaram impressão comum a respeito do atual cenário do país, frisando que o atraso nas reformas e a incerteza econômica, quando somados aos impactos da pandemia, comprometem as perspectivas de crescimento do setor.

Ao fazer um balanço dos 10 anos do programa de concessões, eles destacaram as ondas de avanços de cada fase e concluíram que o potencial de mercado do Brasil permanece muito significativo, o que explica a manutenção dos investimentos, ainda que o país esteja longe de oferecer condições ideais para parceiros internacionais.

No encontro mediado pelo Diretor de Aeroportos (Américas) da IATA, Filipe Coutinho Pereira dos Reis, todos frisaram que há melhorias nas concessões. Mas pedem maior flexibilidade nos contratos e uma visão de longo prazo, que leve em conta os 30 anos de concessão. Também clamam por diretrizes mais claras para as obrigações relacionadas ao processo de consultation, além de uma revisão dos medidores de qualidade, para que não fiquem excessivamente baseados na avaliação dos passageiros.

Dois outros painéis movimentaram a agenda do Airport National Meeting. Logo no início da manhã, em encontro mediado pelo representante do Brasil na ICAO, Embaixador Norberto Moretti, foram apresentadas atualizações importantes relativas à visão da International Civil Aviation Association (ICAO) sobre inovação. Diante das aceleração da transformação digital provocada pela pandemia, a entidade reconheceu a necessidade de estar cada vez mais próxima da indústria – isto é, da iniciativa privada – para acompanhar o desenvolvimento de produtos e serviços que possam beneficiar os aeroportos.

No último painel desta terça-feira, cuja mediação ficou a cargo da Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Aviação Civil (Secretaria da Aviação Civil), Fabiana Todesco, foi a vez dos representantes das entidades setoriais trazerem suas impressões sobre a conjuntura atual e destacar as perspectivas do setor aeroportuário brasileiro para a retomada pós-pandemia.

Receba nossas newsletters