Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Alitalia fecha 2018 com aumento de 110% em número de voos ao Brasil

Carlos Antunes, Benedetto Mencaroni Poiani, Emiliana Limosani e Nicola Bonacchi

Carlos Antunes, Benedetto Mencaroni Poiani, Emiliana Limosani e Nicola Bonacchi, da Alitalia

SÃO PAULO – A Alitalia tem bons motivos para comemorar 2018. Só neste ano a companhia dobrou o número de voos no Brasil, um crescimento de 110% passando de 10 voos semanais para 21. De janeiro a outubro, por exemplo, a Alitalia transportou mais de 250 mil passageiros no País, 52% mais que no mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre do ano registrou lucro de 2 milhões de euros.

Com uma frota de 118 novas aeronaves, fechou novos acordos de codeshare e parcerias, enquanto seu desempenho com pontualidade só tem melhorado. Cresceu em receita de passageiros, aumentou ticket médio, ampliou a equipe de vendas no Brasil, lançou plataforma e-learning, lançou Stopover e aprimorou serviço. Segundo Carlos Antunes, diretor de Vendas para o Brasil, 2018 foi o melhor dos últimos dez anos.

Entre os motivos esta também o crescimento da companhia no segmento corporativo. Depois de mais de dez anos investindo no lazer, a aérea esta trabalhando para aumentar seu share no corporativo. Neste ano a Alitalia registrou nos primeiros nove meses do ano crescimento de 7% na receita desse nicho. Segundo Emiliana Limosani, vice-presidente de Vendas Corporativas, foram 600 novos contratos no segmento e a expectativa é que cresça ainda mais esse volume. “O foco é no desenvolvimento do corporativo, que hoje representa 25% das vendas da Alitalia. A ideia é que haja um equilíbrio entre lazer e corporativo”, contou.

Para isso, foi montada uma equipe dedicada ao segmento no Brasil, que focará as ações na aproximação com o trade, agentes e TMCs. A meta é aumentar o número de contratos globais. Com esse objetivo foram feitas mudanças no produto para atender as necessidades desses viajantes corporativos. Recentemente foi lançada a Casa Alitalia, novo lounge no aeroporto de Roma, que tem foco em passageiros viajando a negócios. Em breve a Alitalia contará com atendentes falando português a bordo e um novo programa para pequenas e médias empresas está para ser anunciado.

Para Nicola Bonacchi, vice-presidente de Vendas Lazer, a Alitalia esta trabalhando para consolidar Roma como principal porta de entrada de brasileiros para a Europa e o mundo. “Temos um dos melhores aeroportos do mundo em Roma, com os melhores tempos de conexão. Precisamos explorar isso e mostrar aos brasileiros que somos a melhor opção para suas viagens, seja a negócios ou lazer”, disse.

Já de acordo com Benedetto Mencaroni Poiani, diretor Regional para as Américas, o Brasil é o segundo maior mercado para Alitalia (junto com EUA, Argentina e Chile), região onde tem conseguido um bom feedback do mercado. O executivo falou da atenção na economia da região e a confiança em que tem no mercado brasileiro. Mas, apesar dos bons resultados e do aumento dos voos São Paulo e Rio de Janeiro, a Alitalia não tem planos de abrir novos mercados e sim de aumentar a capacidade dos já atendidos. “Acreditamos no potencial no País e continuaremos o investimento e a busca por novas oportunidades. Temos cidades de interesse para um novo voo, como é o caso de Porto Alegre (RS), mas nos preocupamos com a sustentabilidade de uma nova rota e, por isso, não há nada de novo por enquanto”, finalizou.

Receba nossas newsletters