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Aviação / Turismo em Dados

American tem prejuízo líquido de mais de US$ 2 bilhões no 2T20

Pilotos foram instruídos pelo sindicato a não operar as rotas para China, devido ao surto do Coronavirus

A empresa fechou o segundo trimestre com aproximadamente US$ 10,2 bilhões em liquidez disponível

O Grupo American Airlines divulgou nesta quinta-feira (23) seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2020. O período foi totalmente impactado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com um prejuízo líquido de US$ 2,1 bilhões (cerca de US$ 4,82/ação). A perda antes de impostos no período foi de US$ 2,7 bilhões. A empresa fechou o segundo trimestre com aproximadamente US$ 10,2 bilhões em liquidez disponível.

Foi justamente essa liquidez que cresceu US$ 3,6 bilhões de abril a junho, através de ofertas de ações ordinárias, títulos conversíveis e títulos garantidos. A American ainda assinou contrato com o Departamento do Tesouro dos EUA por um empréstimo garantido de US$ 4,75 bilhões, que deve fechar no terceiro trimestre, e anunciou duas transações com títulos garantidos, totalizando US$ 1,2 bilhão.

O saldo de liquidez pro forma do segundo trimestre da empresa, incluindo essas transações, chega a aproximadamente US$ 16,2 bilhões. As receitas operacionais no período chegaram a US$ 1,6 bilhão, enquanto o total de despesas operacionais chegou aos US$ 4,1 bilhão. A companhia aérea estima que reduzirá suas despesas operacionais em 2020 em mais de US$ 15 bilhões, alcançadas principalmente por meio de economias de custos resultantes de menos voos.

“Este foi um dos trimestres mais desafiadores da história da American”, disse o presidente e CEO da American Airlines, Doug Parker. “O Covid-19 e o consequente desligamento da economia dos EUA causaram graves interrupções na demanda global por viagens aéreas. Apesar desses desafios, a equipe da American fez um trabalho fenomenal, cuidando de nossos clientes e de nossos colegas. Agimos rapidamente para melhorar nossa liquidez, economizar dinheiro e garantir que os clientes estejam seguros quando viajam”, continuou Parker.

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